PINTADO NO AQUÁRIO

Pintado no aquário

Peixe Pintado

PINTADO NO AQUÁRIO

Visite nossa Loja Preços incríveis Clic Aqui



Eu tenho um Pintado no meu aquário. O Pintado em inglês é o Spotted sorubim.
Como o nome já diz “Pintado” é porque ele é acinzentado com diversas pintas pretas, esbranquiçado no ventre.

O Pintado, com sua cabeça achatada, também é conhecido no Brasil por vários nomes, dentre eles temos: Caçonete, Cambucu, Caparari, Loango, Sorubí, Surubim, Brutelo, Moleque, Surubim-pintado e outros.

Nome científico: Pseudoplatystoma corruscans.

Ele dificilmente nada pelo meu aquário, fica em apenas dois lugares que escolheu, quer debaixo de um tronco ou em cima de uma pedra. Meu aquário tem muitas plantas, areia, pedras e 1 tronco. Mas come de tudo, rações, filé de peixes, camarão, minhocas, etc., é carnívoro e predador.

Apesar de ser um peixe com hábitos noturnos, o meu Pintado aceita comida qualquer hora do dia ou da noite também. É um peixe que vive numa ampla faixa de PH e temperatura, o PH podendo ficar entre 6.0 até 8.0 e a temperatura entre 24 a 28ºC. Como qualquer outro peixe é melhor deixar estes parâmetros estáveis.

O Pintado é uma espécie piscívora, e como tem o estômago meio elástico, pode comer peixes grandes em relação ao seu tamanho, não é a toa que não vejo ele mastigar nada, engole inteiro a comida que lhe ofereço.

Atualmente ele está com trinta centímetros, mas sei que um dia vai chegar à 1 metro de comprimento, então terei que doar ou leva-lo à um lago. É um peixe dócil e simpático, com seus barbilhões compridos, alias, quando eu jogo a comida seus barbilhões sensoriais são os primeiros a tocá-la. Estes barbilhões lhe proporcionam uma segunda visão, e são capazes de detectar comida em águas sujas e profundas.

Se você pensa em ter um Pintado no aquário, é bom que este tenha pelo menos uns 400 litros, porque ele vai crescer e só vai atingir sua maturidade aos 50 centímetros. Note bem, é um peixe que chega a 2 metros de comprimento pensando 100 Kg.

Tenho outros peixes que vivem pacificamente com ele, o Boca de Jacaré, o Tucanaré e o Aruanã, todos carnívoros. Não tem briga no aquário.

Curiosidades: Na culinária o Pintado é muito apreciado, tem uma carne macia, sem espinhos e com bom sabor. O Pintado é um dos peixes considerados nobres, com grande valor na pesca comercial e esportiva.

Para quem tem um lago e planeja ter uma criação fácil, o peixe Pintado é indicado, fácil engorda e manejo, só é preciso tomar cuidado com os ferrões que ele apresenta nas nadadeiras. É muito fácil encontrar criadouros onde são vendido os alevinos por um preço relativamente baixo.

Peixe rústico, o Pintado pode se reproduzir em qualquer ambiente aquático, mas em água parada a fecundação tem de ser induzida por hormônios. O abdômen da fêmea e do macho precisa ser comprimido para a coleta dos ovos e do esperma. Peixe de piracema, em rios o Pintado nada contra a correnteza para desovar na cabeceira. Pode fazer grandes migrações para desova.

Os dentes do Pintado são tão pequenos que formam uma espécie de lixa bem grosa que lhe proporciona segurar com firmeza suas presas para posteriormente engoli-las inteiras, ataca suas presas com uma espécie de sucção onde ao localizar um peixe pequeno ele cria um vácuo sugando-o para dentro de sua grande boca.

Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.