PLANTAS DE AQUÁRIO

Plantas de aquário

Plantas de aquário

PLANTAS NO AQUÁRIO

Visite nossa Loja Preços incríveis

Plantas de aquário
Por que ter plantas no aquário:Embora já tenha muitos esclarecimentos na internet sobre plantas no aquário é sempre bom rever alguns itens que talvez passasse despercebido.Se você pensa em colocar apenas plantas artificiais talvez não tenha tanto sucesso quanto as plantas naturais, pois elas trazem inúmeros benefícios ao seu aquário.

A fotossíntese é um dos principais benefícios que as plantas aquáticas podem oferecer, pois absorvem nutrientes, gás carbônico (CO2) e liberam o oxigênio, precioso para os peixes, bactérias, para todos os habitantes do aquário, para tanto é necessário haver luz, que também é absorvido pelas plantas. Este oxigênio emitido pelas plantas é mais uma fonte, visto que o oxigênio também entra na água através da troca gasosa que ocorre na superfície.

Nota: As plantas usam energia da iluminação para a fotossíntese, na qual geram a glicose para se alimentarem (também), neste processo liberam oxigênio na água, o que é benéfico à biota do aquário. Raízes das plantas também liberam oxigênio, aerando o substrato.

As plantas aquáticas também fornecem sombras aos peixes mais sensíveis à luz forte, ideal para desova dos peixes, marcação de território, abrigo, esconderijo para uma eventual perseguição, bem como ajudam na proliferação de bactérias benéficas.

As plantas no aquário atuam fortemente como filtros, visto que absorvem nutrientes, sobras de alimentos, material orgânico dissolvido, fosfatos, nitratos e amônia se houver, e como sabemos concentrações destes elementos são extremamente prejudiciais aos peixes e a todos os habitantes do aquário.

O ponto que eu acho mais legal e importante para se ter plantas naturais no aquário é que elas irão competir em nutrientes com as algas, então quanto mais plantas tiver, menos chances para o surgimento de algas.

Algas adoram amônia, mas com plantas no aquário não sobrará para elas, pois as plantas a consomem. Plantas de crescimento rápido consomem grandes quantidades de amônia mais rapidamente. Folhas mortas, excrementos dos peixes, sobras de comida e outros resíduos orgânicos são geradores da amônia.

Muitos dos nutrientes que as plantas necessitam são oferecidos através das fezes dos peixes e sobra de alimentos, principalmente o potássio e o fosfato, além do ciclo do nitrogênio, outros elementos também já estão presentes na água naturalmente, o cálcio, ferro, boro, o magnésio e outros, que também são necessários para as plantas, mas não é preciso adicionar, visto que já está presente na água.

Outra questão importante é a ciclagem do aquário, utilizando-se plantas o período será bem menor, pois as plantas irão consumir amônia, nitrito e outras toxinas, comuns durante o ciclo do nitrogênio, e num menor tempo já poderá inserir peixes, invertebrados e outros seres no aquário. Isto ocorre porque um aquário no período de ciclagem ainda não tem bactérias suficientes para converter a amônia em nitrato.

Acima vimos alguns exemplos porque devemos ter plantas naturais no aquário, mas vale lembrar que existem duas grandes categorias: Low tech e High-Tech, sendo:

Low tech: Baixa manutenção. Plantas pouco exigêntes – não precisa adição de CO2 (gás carbônico). Não requer iluminação intensa – Não requer substrato fértil – Não requer podas constantes ou adição de fertilizantes constantemente. Enfim, são plantas ideais para o aquarista que por algum motivo não deseja ter tanto trabalho com suas plantas aquáticas, mas quer ter os benefícios delas, como citado acima.

High-Tech: Necessita de todos os itens acima. Crescem bem mais rápido.

Então antes de comprar suas plantas certifique-se em qual categoria ela entra. Quais serão as exigências desta planta. Faça uma consulta na internet.

Outra coisa que se deve evitar quando se tem plantas naturais no aquário é a introdução de peixes herbívoros por razões obvias. Embora que outros peixes irão dar uma beliscadinha aqui e outra lá isto é normal e fará bem aos peixes.

É claro que TPAs periódicas deverão ser efetuadas, ter bons filtros, e demais cuidados normais, pois as plantas não fazem milagres.

Diante do resumo acima, quando for montar seu aquário, além dos enfeites artificiais, rochas, troncos, bolhas de ar, etc. não se esqueça das plantas naturais, com certeza sua água terá muito mais qualidade e o aquário mais estético. Eu sugiro começar com várias espécies (da mesma categoria), assim acompanhará o desenvolvimento de cada uma delas bem como observar a estética do aquário. Isto para plantas Low-Tech, porque para um aquário plantado (High-Tech) é melhor planejar com antecedência.




Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.