PLATAX PINNATUS

Platax pinnatus

Platax pinnatus

PLATAX PINNATUS



Amigos leitores; fiquei realmente encantado ao ver este peixe, pelo menos no vídeo abaixo, porque não encontrei para venda, mas é um peixe fácil de se manter, é pacífico e vem comer na mão do aquarista, este peixe é o Platax pinnatus, e não é agressivo com outros peixes, muito pelo contrário, não se pode ter peixes agressivos no mesmo aquário para que estes não mordam suas belíssimas e longas nadadeiras.De cor preta, uma borda cor de laranja que parece ser de neon, circunda todo seu corpo como se fosse uma auréola. O único inconveniente é que cresce muito e rápido, quando juvenil ficará por volta de 10 cm, podendo chegar aos 46 centímetros quando adulto, então precisará um aquário bem grande.

No aquário marinho o Peixe Platax pinnatus, também conhecido como Peixe Morcego (Batfish) não precisa de parâmetros especiais, o PH entre 8 a 9; temperatura entre 25 a 27ºC e densidade entre 1023 a 1025, * aceita ração, melhor diversificar com vermes, artêmias, alimentos congelados, camarão e outros. Pode haver problemas na alimentação se o Platax não vier de um cativeiro onde já estará acostumado com a comida oferecida. Se for capturado na natureza provavelmente irá morrer depois de uma semana se a adaptação não for bem sucedida, será necessário investir em alimentos vivos até que ele se acostume, cerca de 3 semanas ou mais, e será uma tarefa muito difícil.

São exigentes com a qualidade da água, parâmetros estáveis e trocas parciais semanais (50%) rigorosamente.

*Um aquarista experiente conseguiu adaptar este peixe com um patê composto por lulas, mexilhões, camarão, ovas de peixe, etc., e após o congelamento servia esta comida ao peixe, porém ralada de modo que as partículas ficassem de tamanhos diferentes, ele notou que o Platax só pegava a comida no tamanho certo para ele, ou seja, ignorava os pedaços que não lhe convinha. Este processo continuou durante seis meses e gradativamente os pedaços menores eram eliminados por motivo de seu crescimento. Não é sabido se após este período ele conseguiu introduzir alguma ração. Estes meses o peixe ficou num aquário de “quarentena” sem nenhum outro animal.

Na natureza o Platax pinnatus alimenta-se de algas, medusas, crustáceos, vários corais, anêmonas, água-viva e outros seres que compõe o zooplâncton, vivem nos recifes de corais.

Uma pesquisa feita na Grande Barreira de Corais da Austrália mostrou que o Planax pinnatus é capaz de reduzir significativamente as algas daninhas, muito mais que os 41 peixes herbívoros encontrados nesta região.

Se você encontrar e for comprar este peixe peça ao vendedor para alimenta-lo e veja se realmente ele aceita a comida, caso contrário não terá muitas chances de sobreviver. Alguns se adaptam (raramente) outros não irão aceitar nenhuma comida.

Este extraordinário peixe necessita de um aquário grande, cerca de 500 litros, porque gosta de nadar livremente, no decorrer de aproximadamente três anos ele poderá duplicar seu tamanho, poderá chegar aos 46 cm quando adulto, é mais ativo à noite, durante o dia ele fica mais escondido entre os corais e rochas.

Na medida em que vai se tornando adulto o Batfish vai mudando sua cor, e toda sua beleza quando juvenil irá se transformar. A borda laranja que circunda seu corpo irá desaparecer, seu corpo preto se tornará cinza prateado e seu formato ficará triangular parecido com o peixe Bandeira de água doce.

Na Indonésia já está se desenvolvendo o cultivo deste magnífico peixe em cativeiro, inclusive já exportando pequenas quantidades para os EUA para o hobby do aquarismo. Em breve (quem sabe) já teremos este Batfish nas lojas do Brasil, graças às pesquisas de hábitos alimentares, novas tecnologias e aquaristas focados no sucesso desta linda espécie.



Vendo alguns produtos para aquarismo com ótimos preços: Promoções