QUAL É O MELHOR SAL PARA AQUÁRIO

Qual é o melhor sal para aquário

Qual é o melhor sal para aquário

QUAL É O MELHOR SAL?



Qual o melhor sal para aquário marinho? Esta pergunta recebi por email e vou tentar explicar.É claro que queremos utilizar o melhor sal para nosso aquário com corais, peixes e outros invertebrados, porém para sabermos qual o melhor sal é preciso analisar alguns itens.

Talvez o melhor sal não seja o mais caro. Para um aquário com corais deve-se adquirir ou tentar comprar o melhor sal.

Um bom sal é aquele que dissolve rápido, cerca de 20 minutos para 10 litros de água, deixando bater com uma bomba de alta vazão. Sem deixar um pozinho no fundo do balde. A água deve ficar cristalina. Embora a dissolução do sal seja rápida, é melhor deixar por mais tempo (cerca de 2 horas à mais), para uma estabilização mais eficaz dos parâmetros.

A quantidade de sal utilizado, por exemplo, talvez uma determinada marca você vai utilizar 340 gramas (10 litros) para deixar na densidade 1025, já outra marca poderá ser 380 gramas para deixar na mesma densidade.

Para uma medição ideal da quantidade de sal utilize o Refratômetro, pois ele vai medir apenas o sal, enquanto o densímetro será influenciado na quantidade de outras substâncias dissolvidas na água, cálcio e bicarbonatos, por exemplo, haja visto que o densímetro mede a gravidade ou densidade da água.

Numa melhor análise poderá se observar diferenças entre os parâmetros encontrados nas diversas marcas de sal existentes para venda, tais como:
Quantidade de Cálcio, Magnésio, Ferro, Iodo, Potássio e muitos outros.

Talvez você não vá querer fazer estas medições em todas as marcas de sais encontradas por aí para saber qual o melhor. A meu ver, deve-se apenas avaliar a quantidade de Cálcio, Reserva Alcalina e PH. Embora que estes e outros itens, você poderá dosar ou corrigir individualmente conforme os resultados obtidos.

O correto, em minha opinião é determinar uma marca que considerar boa, fazer alguns testes e sempre utilizar a mesma marca. Suponhamos que você utilize uma a marca X, mas é preciso acrescentar Y gramas (ml ou ppm) de Cálcio e Y gramas de outra substância, então você saberá o que acrescentar na água quando fizer seus TPAs por exemplo.

Além do mais TPAs é um ato obrigatório para aquários com corais, haja visto que irá repor muitas substâncias perdidas ou consumidas, estrôncio e molibdênio por exemplo. Você não vai querer fazer todos os testes existentes.

TPAs resolvem estes problemas de reposição e muitos outros.
Também resolve outros problemas, como algas indesejáveis, nitratos, fosfatos e outros itens que queremos remover.
Visite a página respectiva neste site.

A periodicidade de Trocas Parciais de Água (TPAs) é de responsabilidade do aquarista, que levará em consideração o numero de habitantes no aquário, corais, peixes, etc. Lembrando que corais soltam toxinas na água. A quantidade de água à ser trocada também. Eu recomendo trocas menores, cerca de 10% semanalmente ao invés de 30% mensalmente. Os corais crescem melhor, a qualidade da água ficará mais estável.

O bom aquarista observa seus corais diariamente e saberá quando algo esta errado. Olham-se as rochas, algas coralinas, substrato, etc.

Com a dosagem de substâncias, mesmo não excessivas, chega uma hora que desregula os parâmetros, obtendo-se uma boa data (periodicidade) para TPA. Enfim, o aquarista deve ser um bom observador.

Para dissolver o sal é necessário que a água doce passe por um Deionizador (DI) ou filtro de Osmose Reversa (RO), então colocar o sal na água após a filtragem. Primeiro a água depois o sal.

A não utilização dos filtros citados acima é muito perigoso em aquário de corais, certamente irão aparecer algas indesejáveis e poderá até matar os corais, peixes e outros. Troque, conforme especificação do fabricante, o carvão ativado e resinas que contém estes filtros.

Para trocas parciais de água é necessário que o sal dissolva totalmente, deixe a água (DI ou RO) num balde com uma bomba de circulação de alta vazão, acrescente o sal e deixe bater até dissolver completamente, pois se ficar pouco diluído as partículas poderão queimar os corais.

Bom, se você perguntou qual o melhor sal marinho deixei aqui algumas dicas legais, mas se você tem algo a comentar basta enviar um email.

Neste site você também encontra informações sobre diversos tipos de corais.


Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

8 comentários sobre “QUAL É O MELHOR SAL PARA AQUÁRIO

  1. Carlos boa tarde,

    Parabéns pelo ótimo site, reuni todas as informações necessárias para alguém como eu que está começando em um unico lugar de forma objetiva e de fácil entendimento. Com relação ao sal tenho dúvidas sobre marcas realmente boas devido a diversidade de opções. Dado sua experiência quais são as melhores marcas ou as mais confiaveis para quem têm um aquário com corais?

    Obrigado pela atenção

  2. Olá! Também gostaria de informações de um sal bom e barato!
    Hoje utilizo sal da HW e não tenho problemas!
    Porém meu Aquario tem 1200lt e faço troca parcial semanalmente de 120lt são gastos 8kg por mês em sal!
    E gostaria de utilizar um sal mais em conta porém que não afetassem meus corais!

    1. Olá…
      Na matéria que fiz nesta página tem muitas informações.

      Depois que o Red Sea disparou o preço, experimetei diversas marcas e não encontrei diferença. Estou usando Blue Treasure, mas na próxima compra irei experimentar o Reef Crystal.

    1. Obrigado. Fique atento, pois tem 3 tipos do Blue Treasure: 1) SPS Sea Salt 2) Reef Sea Salt 3) Tropic Fish Sea Salt Cada um apresenta valores diferentes em sua composição, embora que mínimas diferenças.

  3. Boa tarde,

    Para um nano com corais moles e alguns LPS recomenda o Blue Treasure SPS?? Falar em sal é um mundo diverso. Sempre tem quem critique e quem defenda. Qual a sua opiniao baseada em sua experiencia com a marca??

    1. Sim, o Blue Treasure SPS é um excelente sal, pode usar sem medo.
      Realmente o assunto é bem complexo, mas testei várias marcas e não notei muita diferença, apenas uns demoram mais outros menos para dissolver.
      Mas sempre tem que ser sal para Corais, porque tem algumas marcas que vendem sal somente para peixes, inclusive o Blue Treasure (Reef Sea Salt), o ideal para corais é o Blue Treasure SPS.
      Eu agora estou usando uma marca bem mais em conta, inclusive estou vendendo em http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_88050409
      É verdade que ele demora mais para dissolver, mas até ai… Não tenho pressa. O que vale é a economia que estou fazendo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.