QUAL É O MELHOR SAL PARA AQUÁRIO

Qual é o melhor sal para aquário

Qual é o melhor sal para aquário





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

QUAL É O MELHOR SAL?

Qual o melhor sal para aquário marinho? Esta pergunta recebi por email e vou tentar explicar.É claro que queremos utilizar o melhor sal para nosso aquário com corais, peixes e outros invertebrados, porém para sabermos qual o melhor sal é preciso analisar alguns itens.

Talvez o melhor sal não seja o mais caro. Para um aquário com corais deve-se adquirir ou tentar comprar o melhor sal.

Um bom sal é aquele que dissolve rápido, cerca de 20 minutos para 10 litros de água, deixando bater com uma bomba de alta vazão. Sem deixar um pozinho no fundo do balde. A água deve ficar cristalina. Embora a dissolução do sal seja rápida, é melhor deixar por mais tempo (cerca de 2 horas à mais), para uma estabilização mais eficaz dos parâmetros.

A quantidade de sal utilizado, por exemplo, talvez uma determinada marca você vai utilizar 340 gramas (10 litros) para deixar na densidade 1025, já outra marca poderá ser 380 gramas para deixar na mesma densidade.

Para uma medição ideal da quantidade de sal utilize o Refratômetro, pois ele vai medir apenas o sal, enquanto o densímetro será influenciado na quantidade de outras substâncias dissolvidas na água, cálcio e bicarbonatos, por exemplo, haja visto que o densímetro mede a gravidade ou densidade da água.

Numa melhor análise poderá se observar diferenças entre os parâmetros encontrados nas diversas marcas de sal existentes para venda, tais como:
Quantidade de Cálcio, Magnésio, Ferro, Iodo, Potássio e muitos outros.

Talvez você não vá querer fazer estas medições em todas as marcas de sais encontradas por aí para saber qual o melhor. A meu ver, deve-se apenas avaliar a quantidade de Cálcio, Reserva Alcalina e PH. Embora que estes e outros itens, você poderá dosar ou corrigir individualmente conforme os resultados obtidos.

O correto, em minha opinião é determinar uma marca que considerar boa, fazer alguns testes e sempre utilizar a mesma marca. Suponhamos que você utilize uma a marca X, mas é preciso acrescentar Y gramas (ml ou ppm) de Cálcio e Y gramas de outra substância, então você saberá o que acrescentar na água quando fizer seus TPAs por exemplo.

Além do mais TPAs é um ato obrigatório para aquários com corais, haja visto que irá repor muitas substâncias perdidas ou consumidas, estrôncio e molibdênio por exemplo. Você não vai querer fazer todos os testes existentes.

TPAs resolvem estes problemas de reposição e muitos outros.
Também resolve outros problemas, como algas indesejáveis, nitratos, fosfatos e outros itens que queremos remover.
Visite a página respectiva neste site.

A periodicidade de Trocas Parciais de Água (TPAs) é de responsabilidade do aquarista, que levará em consideração o numero de habitantes no aquário, corais, peixes, etc. Lembrando que corais soltam toxinas na água. A quantidade de água à ser trocada também. Eu recomendo trocas menores, cerca de 10% semanalmente ao invés de 30% mensalmente. Os corais crescem melhor, a qualidade da água ficará mais estável.

O bom aquarista observa seus corais diariamente e saberá quando algo esta errado. Olham-se as rochas, algas coralinas, substrato, etc.

Com a dosagem de substâncias, mesmo não excessivas, chega uma hora que desregula os parâmetros, obtendo-se uma boa data (periodicidade) para TPA. Enfim, o aquarista deve ser um bom observador.

Para dissolver o sal é necessário que a água doce passe por um Deionizador (DI) ou filtro de Osmose Reversa (RO), então colocar o sal na água após a filtragem. Primeiro a água depois o sal.

A não utilização dos filtros citados acima é muito perigoso em aquário de corais, certamente irão aparecer algas indesejáveis e poderá até matar os corais, peixes e outros. Troque, conforme especificação do fabricante, o carvão ativado e resinas que contém estes filtros.

Para trocas parciais de água é necessário que o sal dissolva totalmente, deixe a água (DI ou RO) num balde com uma bomba de circulação de alta vazão, acrescente o sal e deixe bater até dissolver completamente, pois se ficar pouco diluído as partículas poderão queimar os corais.

Bom, se você perguntou qual o melhor sal marinho deixei aqui algumas dicas legais, mas se você tem algo a comentar basta enviar um email.

Neste site você também encontra informações sobre diversos tipos de corais.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais