RECUPERAÇÃO DE CORAIS

Recuperação de Corais

Recuperação de corais

RECUPERAÇÃO DE CORAIS



Biorock são construções com barras metálicas, onde passa uma corrente elétrica, e faz  acumular calcário ao redor, formando e recuperando recifes de corais.As construções Biorock são feitas com cabos de aço, por onde circula uma corrente contínua de baixa tensão, interagindo com os minerais encontrados na água do mar, fazendo com que o calcário se solidifique nestes cabos, tornando-os propícios para o crescimento de corais. Neste processo ocorre uma reação química baseado nos princípios da eletrolise.

Corais machucados são colocados nestas estruturas e sua cura acontece cerca de 20 vezes mais rápido, e tem até 50 vezes mais probabilidade de sobreviver.

Esta tecnologia vem de encontro às necessidades urgentes na recuperação de corais.

Grandes estruturas são feitas, com vários formatos: Pirâmides; tartarugas; aviões; túneis, enfim, são mantas de aço “eletrificadas” que estão ajudando não apenas a salvar os corais, mas sim toda biologia que habita nos recifes de corais.

Os Biorocks são resistentes aos desastres naturais, como o Tsunami (Ásia em 2004), pois como seus espaços entre os quadros são grandes, as ondas não são capazes de destruí-los, as ondas tem espaços para passar.

É muito promissor o desenvolvimento destas gigantes estruturas no mar, porque não há um limite para seu tamanho, tudo o que precisa é a eletricidade, então projetos com painéis solares, moinhos de vento, geradores, etc. estão sendo feitos com muito sucesso, visto que é preciso uma baixa tensão.

Fonte: http://www.bbc.com/future/story/20150506-why-we-should-electrify-the-ocean

Muitos recifes de corais estão desaparecendo do nosso planeta, veja a matéria neste site, mas esta revolucionária tecnologia chamada Biorock®, poderá salvar estes recifes e todo o ecossistema envolvido, pois nestas estruturas metálicas são amarrados pedaços de corais vivos e sua taxa de crescimento foi superior à taxa normal, cerca de 3 a 5 vezes mais rápido do que no modo natural, e a sobrevivência dos corais sob temperaturas altas e da poluição da água aumentou de 16 a 50 vezes. Os corais apresentam mais cores e ramificações em sua recuperação.

Atualmente, nas ilhas Gili (Indonésia) encontram-se 63 estruturas, é a maior fazenda de  Biorock do mundo. O projeto de restauração do recife de corais é coordenado pelo Gili Eco Trust, que trabalha em estreita colaboração com o DKP (Conservação Marinha da Indonésia e das Pescas).

Em 2000 iniciou-se o projeto Biorock na costa de Bali. A primeira estrutura de Biorock instalada foi em 2004 e recebe estudantes universitários de todo o mundo. 20 países já utilizam esta tecnologia para salvar os corais. Até então, a proposta era de atingir mais de 100 estruturas em 2012, porém não encontrei dados atualizados deste projeto.

A tecnologia Biorock traz uma esperança na reconstrução de recifes de corais bem como criar novos habitats e todo seu ecossistema. Poderá ser utilizado para prevenção ou contensão de erosões de praias, para o ecoturismo.

Essas estruturas metálicas ajudam os corais a resistir às temperaturas mais elevadas e impedem seu branqueamento.

Além de construir recifes de corais artificiais, os Biorocks são “esculpidos” pelos mergulhadores na forma como quiserem; golfinho, serpente, polvo enfim, é unir a tecnologia com a beleza, e muitos designers já tem seus projetos. Na data em que fiz este artigo dizia-se que a Malaysian Airlines pretendia colocar uma escultura em forma de avião. O patrocínio para recuperação dos recifes de corais poderia ser feito através das formas esculturais.

A formação de corais variados, com cores vibrantes, nascidos e conservados pelas Biorocks atrai uma grande variedade de peixes, moluscos, invertebrados e muitas formas de vida aquática, característica dos recifes de corais, tornando o projeto viável também para a pesca e turismo ecológico.

Site: http://www.biorock.org

No vídeo: Recuperação de corais com Biorock.

Se você tem notícias desta tecnologia sobre Recuperação de Corais por Biorock, deixe em “comentários”. Obrigado



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho