REFRATÔMETRO E DENSÍMETRO

Refratômetro e Densímetro

refratômetro e densímetro

REFRATÔMETRO E DENSÍMETRO



É muito comum se perguntar: Comprar um Densímetro ou um Refratômetro?Se você tem ou vai ter um aquário marinho, certamente vai precisar comprar um medidor de salinidade, ou seja, precisará verificar se a quantidade de sal está sendo ideal, se não está colocando menos ou mais sal do que deveria ser afinal, o grau de salinidade deverá ser constante, sem sofrer alterações durante toda jornada do aquário marinho.

Se for usar um Densímetro o resultado deverá ficar entre 1.020 a 1.030, o ideal para mim é 1.025, com a água aos 25 graus. Se você adotar este valor (1025) mantenha para sempre, sem oscilações nas TPAs. Oscilações de salinidade poderão até matar peixes, invertebrados e corais.

Os recifes de corais não sofrem interferência de salinidade visto que não se encontram em foz de rios.

Este valor eu encontrei como ideal porque evita o excesso de evaporação, sendo que quanto menor é a salinidade mais evaporação vai ter. Valores baixos de salinidade levam à proliferação de algas indesejáveis no aquário. Os níveis de salinidade ou densidade variam de um oceano para outro, sendo que no oceano Atlântico a densidade fica em torno de 1026, já no mar Vermelho em torno de 1028.

Por regra, densidade é a quantidade de substâncias sólidas e gasosas dissolvidas na água, enquanto salinidade é a quantidade de sais minerais dissolvidos na água.

Você pode usar um densímetro para medir a salinidade da água do aquário, mas sempre que for medir, a temperatura deverá ser idêntica à leitura anterior, pois a densidade diminui com o aumento da temperatura e aumenta com a queda de temperatura. Uma pequena oscilação de temperatura não vai interferir de forma acentuada em um densímetro, tendo assim uma ótima leitura. Os refratômetros possuem um sistema de compensação automática de temperatura, ou seja, o resultado será o mesmo em diferentes temperaturas.

O número obtido pela leitura do densímetro determina a gravidade específica da solução, neste caso, a densidade da água do aquário.

A salinidade encontrada no aquário marinho diz respeito a todos os íons dissolvidos, tais como: bicarbonatos, cloretos, sulfatos, Potássio, Sódio, Cálcio e outros elementos químicos. No rótulo do sal sintético que usamos é possível analisar todos os elementos contidos, sendo assim, manter os parâmetros ideais (ver página) será de muita importância para medir a salinidade.

Existem outros aparelhos, menos usuais, que medem a salinidade da água, tais como o Hidrômetro e o Condutivímetro, que é usado para relacionar a condutividade à salinidade.

O Refratômetro, também muito usado para medir a salinidade em aquário marinho, possui pouca margem de erro, entre 1 a 3%, é um aparelho que usa um raio de luz que vai incidir na amostra de água coletada, mede o índice de refração da água. Para cada quantidade de sólidos dissolvidos irá alterar o índice de refração que é convertido pelo Refratômetro em salinidade, e é visto pelo observador.

O exposto acima é um resumo no funcionamento dos aparelhos, mas se você está montando seu aquário marinho ou é novato no hobby, não é preciso gastar muito dinheiro para medir a salinidade, um Densímetro, vendido em lojas de aquarismo vai lhe fornecer resultados precisos tanto quanto um Refratômetro, bastando apenas observar alguns critérios citados acima. Futuramente, se ocorrer dúvidas ou quiser se aprofundar neste mérito, aí sim poderá comprar um Refratômetro. Esta é minha opinião.

No rodapé deste site tem o link para o Youtube, inscreva-se no canal, lá fiz um vídeo comparando os resultados do Densímetro e do Refratômetro.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Para ver todos os produtos que vendo Comprar Suplementos Marinho