SPECIAL BLEND

Special Blend

Special Blend

SPECIAL BLEND



Como usar Special Blend. Para que serve Special Blend.

Neste site não costumo indicar marcas de produtos, mas Special Blend da Microbe lift é um produto que todo aquarista deve ter, seja para água doce ou salgada.

Antes de falar dos inúmeros benefícios do Special Blend é bom saber que a Ecological Laboratories, que é uma empresa internacional de biotecnologia, teve início sua produção de Microbe Lift em 1976, mas era para outras finalidades, como por exemplo, tratamento da água para agricultura, para fins industriais e residenciais. Nesta época a empresa se voltava para questões ambientais, fornecia produtos microbianos para o tratamento natural da água.

O grande sucesso destes produtos microbianos despertou interesse da empresa em produzir semelhantes produtos em menor escala, para lagos ornamentais e aquários. Em 1998, com pequenos ajustes, a Ecological Laboratories lançou o Microbe Lift, excelentes produtos bacterianos que até hoje usamos em nossos lagos e aquários.

Estas bactérias degradam a matéria orgânica em decomposição no aquário ou lago, consequentemente reduzindo os níveis de amônia, nitritos e nitratos. Também colabora no ciclo de outros elementos químicos, como o azoto e enxofre, por exemplo, que podem se acumular no aquário ou lago.

Microbe lift, Special Blend não neutraliza o cloro, cloramina ou metais pesados, funciona com carvão ativado e é compatível com produtos à base de cobre.

Special Blend não é um produto químico. É inofensivo para os seres humanos, animais, peixes e plantas. Não é tóxico nem patogênico (não causa doenças).

Uma vez que cada garrafa de Special Blend se desenvolve individualmente, variações de cor podem existir de garrafa para garrafa. Essas variações de cor não são indicativos de variações na qualidade do produto. Partículas soltas são parte do biofilme (colônia de bactérias) que se desprendeu das paredes internas da embalagem. Expansões e contrações (ondulações) da embalagem são causadas por diferenças de temperatura no transporte, de diferentes pressões resultantes de variações de temperatura, devido ao lacre da embalagem, pois é selada. Nada disso compromete a eficiência do produto.

O odor característico de Microbe lift, Special Blend se deve a presença de bactérias sulfurosas que produzem gás sulfídrico; esse mesmo odor desaparece quase de imediato na aplicação e significa que as bactérias estão vivas em plena atividade.

Special Blend tem um odor de sulfeto de hidrogênio, que irá se dissipar rapidamente após a aplicação.

Microbe lift, Special Blend é um conjunto complexo de diversas bactérias, como bactérias fotossintetizantes, bactérias heterotróficas e bactérias sulfurosas púrpuras.

Estas bactérias conseguem produzir sua fonte de energia pelo processo de fotossíntese, entrando em competição com as algas pelos nutrientes dissolvidos na água. Como bactérias são seres mais simples que as algas, suas velocidades metabólicas são muito mais rápidas, e assim elas levam enorme vantagem sobre as algas, geralmente privando essas últimas dos nutrientes. Depois dessa explicação, não é difícil imaginar que as bactérias fotossintetizantes tendem a controlar naturalmente o surgimento de algas, inibindo seu desenvolvimento pela escassez de nutrientes, pois na competição por nutrientes as bactérias são mais eficazes que as algas.

São basicamente as decompositoras de material orgânico do sistema. Todo sistema aquático tem, naturalmente, bactérias heterotróficas. As bactérias heterotróficas do Special Blend são das mesmas espécies dos sistemas aquáticos, ou seja, bactérias que um aquário estabilizado em funcionamento costuma apresentar, entretanto, com uma enorme diferença, pois as bactérias do Special Blend são selecionadas e cultivadas em laboratório em função de características únicas, como:

Velocidade de degradação de material orgânico – degradam o material orgânico muito mais rapidamente.

Capacidade de degradação do material orgânico – são capazes de degradar materiais que outras cepas bacterianas não conseguem, como:

1) Material celulósico (material vegetal como celulose, lignina ect).

2) Ácidos graxos (gorduras) de cadeias longas – esse tipo de material costuma entupir sistemas de filtragens, mas aqui é completamente degradado pelo Microbe lift, Special Blend.

3) Proteínas complexas – rapidamente são decompostas em aminoácidos e então em amônia.

A cor do produto e aos bio-filmes formados na garrafa são características de outro grupo de bactérias do Special Blend. Essas bactérias são anaeróbicas facultativas, isso é, vivem tanto em ambientes ricos em oxigênio, como podem viver em ambientes com pouco (hipóxico) ou nenhum oxigênio (anóxico), respirando o oxigênio contido no ânion sulfato (SO42-). Essas bactérias também têm a capacidade de respirar o oxigênio contido no ânion nitrato (NO3–); este processo recebe um nome já mais popular para os aquaristas, desnitrificação. O produto da desnitrificação é o gás nitrogênio, completamente inerte e que se perde para a atmosfera. Esse processo se dá nas camadas mais profundas dos biofilmes (complexos de bactérias, microalgas e demais microorganismos) formados em todo o sistema aquático, mas especialmente na filtragem. Isso proporciona menor necessidade de manutenção e trocas de água (TPA) através de um sistema 100% natural de bio-filtragem da água, já que o nitrato tende a estar controlado em níveis atóxicos para os peixes e sem estimular algas no sistema. Essas bactérias são também as que produzem gás sulfídrico (H2S), que dão o forte odor característico do produto e que é o responsável por manter as bactérias vivas, mas sem se reproduzir.

Diante as explicações acima podemos afirmar que Special Blend:

Reduz dramaticamente a necessidade de trocas de água (TPAs);

Melhora os níveis de oxigênio dissolvido;

Reduz a frequência de limpeza, mantem a água cristalina por mais tempo;

Baixa os níveis de amônia e diminui os níveis de nitrato por denitrificação;

Digere restos orgânicos formadores de lodo, diminuindo a necessidade de limpeza do aquário;

Recicla naturalmente restos de alimentos que os peixes não consumiram e algas mortas;

Diminui a incidência de doenças, por competição microbiana;

Reduz a formação de odores desagradáveis;

Bom para aquários de agua salgada ou de água doce;

Um novo começo para formação do ciclo biológico;

Naturalmente estimula o crescimento das plantas (para aquário plantado);

Melhora a qualidade de vida dos corais (para aquário marinho);

Reduz os níveis de amônia e biologicamente reduz nitratos;

Remove odores e limpa a água turva;

Para aquários já estabilizados (antigos) mantém a carga biológica;

Melhora a capacidade das plantas para utilizar a luz, pois clareia a água;

Decompõe resíduos no cascalho (substrato), plantas, rochas, etc;

Decompõe espuma de proteína.

 

Estas bactérias são compatíveis com filtros biológicos.

As luzes UV devem ser desligadas durante 48-72 horas após a introdução do Special Blend, passado este tempo as Luzes UV poderão ser ligadas novamente.

Para aquários marinhos a densidade deverá estar entre 1.017 e 1.025 onde as bactérias serão mais eficazes.

Para aquários novos ou TPAs o sal já deverá estar misturado por mais de 24 horas quando então introduzir as bactérias de Special Blend. Procure sempre manter o PH estável.

Para se ter uma ideia da eficácia de Special Blend, um galão americano (3785,41 litros) trata até 53.000 litros.

Após aberto manter refrigerado, isto não irá afetar a qualidade do produto. As bactérias continuarão vivas, não se reproduzirão.

Informações de dosagens:

Aquários novos  Tamanho do aquário ( em litros ) – Modelo simplificado:
Dosagens               de 40 a 55 litros |   75 a 115 litros|   210 a 245 litros |280 litros  | 415 litros
1° dia                                                  15ml                    30ml                   60ml                75ml         120ml
8,15,22,29 dias                             10ml                    20ml                   40ml                50ml           80ml
semana sim / semana não      5ml                    10ml                   15ml                20ml           30ml

Dosagens II

-Dia 1;
15 ml para aquários de 40-55 Litros
30 ml para aquários de 75-115 Litros
60 ml para aquários de 210-245 Litros
75 ml para aquários de 280 Litros
120 ml para aquários de 415 Litros

-Dias 8, 15, 22, 29;
10 ml para aquários de 40-55 Litros
20 ml para aquários de 75-115 Litros
40 ml para aquários de 210-245 Litros
50 ml para aquários de 280 Litros
80 ml para aquários de 415 Litros

Manutenção: Semana sim / semana não
5 ml para aquários de 40-55 Litros
10 ml para aquários de 75-115 Litros
15 ml para aquários de 210-245 Litros
20 ml para aquários de 280 Litros
30 ml para aquários de 415 Litros

Fica aí mais uma dica sobre o Special Blend, quem tiver alguma dúvida utilize o formulário. Obrigado.



Para comida de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.

Produtos para aquarismo com ótimos preços: Comprar Suplementos Marinho