SUPLEMENTOS NO AQUÁRIO MARINHO

Suplementos no Aquário Marinho

Suplementos no aquário marinho

SUPLEMENTOS NO AQUÁRIO MARINHO



Muitas perguntas me enviaram sobre qual melhor suplemento para aquário marinho ou mesmo se devem colocar suplementos no aquário, enfim muitas perguntas sobre suplementos para aquário marinho.Uma coisa tem que ser feito: Manter os níveis de KH e Cálcio, então você tem que dosar cálcio e outro suplemento para equilibrar o KH. Dou todas as dicas em outras páginas deste site para fazer isto e outros.

Mas vamos aos suplementos: Em minha opinião somente acrescentar Aminoácidos, conforme informações em outra página. Sei que o mercado apresenta muitos, mais muitos mesmo, suplementos que prometem mais cores aos corais e peixes, crescimento, mais vigor na coloração, enfim, algo que parece brilhar aos olhos do aquarista, porém como eu disse, para mim é jogar dinheiro fora. O sal sintético que usamos para preparar a água já contém todos os elementos necessários, tanto para os corais, peixes, invertebrados, etc. , depois o próprio ecossistema fará o restante. Como muitos elementos são consumidos, exportados para o Skimmer ou adsorvido pelo carvão ativado é fundamental trocas de águas parciais (TPAs) regulares, semanais ou quinzenais, dependendo da percentagem. Isto sim é necessário.

Se você optar por não fazer TPAs com frequência aí sim será necessário repor alguns oligoelementos, então compre um monte de Kits de testes e boa sorte. Com o tempo vai perceber que não compensa, além de por em risco um desequilíbrio iônico da água.

Obviamente tanto a água (DI ou RO) como o sal deve ser de ótima qualidade.

O alimento que você fornece aos peixes e aos corais (inclusive que vendo neste site) fornecem tudo que é necessário para o desenvolvimento deles, igualmente uma boa iluminação.

A água do mar contém uma imensidão de fitoplâncton e zooplâncton que são consumidos por estes seres. A comida que você coloca no seu aquário (uma parcela) irá se transformar em amônia, nitrato, fosfato e aminoácidos e outros elementos, porém de forma equilibrada, de nível molecular, não prejudicial, muito pelo contrário, fará parte de um ecossistema sadio, onde peixes, corais e todos os seres do aquário se beneficiarão. Estes elementos citados talvez até sejam imperceptíveis aos kits de testes, mas é isso mesmo que queremos uma água limpa, cristalina, com parâmetros controlados e estáveis.

O que estou relatando aqui não é embasado em nenhum estudo científico, mas sim por experiência no meu próprio aquário. Não doso nenhum suplemento, tenho muitos corais (moles, LPS e SPS), peixes e invertebrados e estão todos ótimos. É óbvio que muita coisa deve ser posto em prática, como por exemplo, sifonagem do substrato, circulação, limpeza dos filtros e muitas outras citadas neste site.

Se você usa muitos suplementos e também está se saindo bem, ótimo. Mas que tal fazer um teste? Pare com as dosagens e aumente as TPAs. Estou colocando este artigo para aqueles que buscam um ótimo aquário sem custos adicionais.

Se você utiliza muitos suplementos e está tudo bem é porque acertou no equilíbrio iônico, quer por sorte ou por fazer dezenas de testes, e aqui estou falando de um aquário de sucesso gastando-se pouco.

Um aquário com parâmetros estáveis, com filtro biológico funcional, um bom Skimmer, boa iluminação já garantem quase 100% de sucesso. O que importa é um ecossistema perfeito, harmonia na biodiversidade encontrada no aquário.

São as algas zooxantelas que irão tornar os corais mais coloridos ou não, dependendo da quantidade que se encontram nos corais. A água tem que estar bem cristalina para maior aproveitamento da luz. A iluminação deficiente deixará os corais marrons, por excesso de zooxantelas. Noventa e cinco por cento dos nutrientes que os corais precisam são obtidos através da iluminação, pela fotossíntese, os outros cinco por cento estão na comida que você oferece, então por que oferecer suplementos? Baixos níveis de nutrientes também deixarão os corais mais bonitos, porém deve-se alimentá-los com pipeta e o excesso (após ser consumido por outros seres do aquário bem como as bactérias) irá para os filtros e Skimmer. Aconselho usar lâmpadas LED especiais para aquário marinho. O local onde se coloca o coral no aquário também irá afetar em sua coloração, isto devido à iluminação e circulação d’água que ele irá receber. O ideal para mim é fazer TPAs 10% semanalmente ou 20% quinzenalmente e acrescentar bactérias nestas trocas, ou de outras formas citadas em outras páginas deste site.

Você pode dosar algum suplemento de forma emergencial somente para corrigir algum item dos parâmetros que requer correção, porém deve-se verificar a causa, a origem deste desajuste, você estará apenas corrigindo o efeito não a causa.

Deixo aqui minha opinião sobre suplementos para aquário marinho, pois é o que faço no meu aquário. Coloquei este texto porque sei que é difícil para os iniciantes e até mesmo para profissionais, pois muitos ficam “de olho” em certos suplementos que prometem milagres para os corais, mas que na verdade eu aconselho à não comprar. Obviamente existem outros fatores para o sucesso do aquário que você poderá ver nas páginas deste site.

Mas se você tem algo à dizer sobre suplementos basta utilizar o formulário abaixo. Obrigado



Para alimento de corais, peixes, invertebrados Clic Aqui.

Para comida de peixes marinhos granulada Clic Aqui.