TUNICADOS

Tunicados

Tunicados

TUNICADOS



Tunicados são animais fascinantes, com lindo visual, cores espetaculares.Pela imagem acima nota-se que suas cores são incríveis. Geralmente os Tunicados apresentam formas de jarros translúcidos.Estes organismos marinhos se alimentam através de filtração. O tamanho pode variar de alguns milímetros até em torno de 30 centímetros.Existem por volta de 2000 espécies de Tunicados.

Os Tunicados ou ascídias são “saquinhos” (sifão) cheios de água com duas aberturas, uma (a maior) para filtrar alimentos em suspensão como plâncton e outra (a menor) abertura para sair a água já filtrada e excrementos.

Algumas espécies conhecidas por “bisnagas do mar” expelem um forte jato de água pelo sifão quando são atacadas.

Possuem microscópicos tentáculos para impedir que matéria muito grande passe pela abertura que irá filtrar, impedindo que vá para a faringe. Após as partículas nutritivas passarem pela faringe irão para o estômago. Na faringe encontram-se os cílios, que são controlados por contrações musculares. Possui coração e o sangue é composto por diversos tipos de células, cada qual executa específica função orgânica. Não é considerado vertebrado.

Eles podem vir para seu aquário marinho através de pedaços de rochas onde se fixam e podem formar colônias, ou formar grupos de muitos indivíduos embaixo de uma mesma túnica, neste caso haverá apenas uma abertura em comum. Também são confundidos com esponjas (veja matéria neste site), embora seja uma criatura filtrante.

São hermafroditas, formando gametas e lavados pela correnteza até se tornarem adultos e fixarem. Os ovos fertilizados formarão larvas.

As larvas dos tunicados parecem pequenos girinos, mas apenas por alguns dias, depois se tornam adultos e irão se fixar. Também ocorre a propagação de forma assexuada, que são “brotos” que saem da espécie fixada.

Tunicados são da classe Ascidiacea, não se locomovem ficam fixos no substrato ou rochas (Bentônicos), muito comum e importante organismo que compõe os recifes de corais.

Muito comum em águas costeiras de todo o mundo, mas também se encontram em grandes profundidades, inclusive é encontrado em pilares de cais e cascos de navios. Encontram-se nos oceanos polares e tropicais.

O corpo dos Tunicados está protegido por uma camada gelatinosa ou coriácea (túnica), constituída por um glícido complexo (tunicina). Nota-se que o nome Tunicados é devido ao envoltório do corpo, uma túnica espessa composta por material gelatinoso parecido com a celulose, é a tunicina.

Se você tem um aquário com corais tente adquirir um Tunicado, é muito bonito.

Curiosidade: Esta túnica gelatinosa que compõe os Tunicados é alvo de estudo da Universidade de Manchester (Reino Unido), para composição de tecido muscular humano, pois foi descoberto que podem influenciar o comportamento das células, graças ao Polissacarídeo encontrado nos tunicados. O estudo visa a capacidade de reparação muscular e até mesmo o crescimento de um músculo.

O peixe Angelfish Azul De Bermuda (bermudensis De Holacanthus) se alimenta de tunicados, e o Peixe-Palhaço se alimenta de larvas de tunicados. Em ambos os casos se refere à apenas um item de sua alimentação e não só de tunicados.



Para alimento de corais, peixes, invertebrados e MUITO MAIS Clic Aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Time limit is exhausted. Please reload the CAPTCHA.