BLONDE NASO TANG

Blonde Naso Tang

Blonde Naso Tang



   
PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

BLONDE NASO TANG

O Blonde Naso Tang também é conhecido como Naso Elegans; Naso Elegant Tang; Orange-spine unicornfish; Orangespine Unicornfish e Acanthurus lituratus.

Nome científico: Naso lituratus – Família: Acanthuridae

O nome Orange-spine unicornfish se dá porque ele tem espinhos parecidos com bisturis próximo de suas caudas, estes espinhos são cercados por coloração laranja. Estes espinhos afiados contém toxinas que podem matar pequenos seres marinhos e até mesmo causar grande dor na mão de um aquarista desavisado.

O Blonde Naso Tang requer um aquário de no mínimo 450 litros, vive perfeitamente num aquário comunitário, é um peixe pacífico de recifes de corais. Às vezes pode se tornar agressivo, mas somente com outro da mesma espécie.

Por precisar de um aquário grande, este peixe é recomendado para aquaristas com certa experiência em saber lidar com isto, nestas condições o Blonde Naso Tang poderá viver entre 17 a 20 anos, sendo considerado um animal de estimação que pode ser treinado para pegar a comida na mão do dono. Ele gosta de uma grande área para nadar fortemente, com impulso, então se certifique de que os corais estejam bem presos nas rochas. Ele poderá atingir seus 30 centímetros de comprimento no aquário.

Assim como outros peixes cirurgiões o Naso gosta de muito movimento na água, bem oxigenada, aconselho colocar uma Wave-Maker, ele é muito ativo, mas também é preciso de esconderijos para ele dormir a noite, se possível colocar rochas com corais, por ser um peixe de recife. É um peixe muito ativo, caso ele esteja meio letárgico é bem provável que ele não esteja bem de saúde.

Nos recifes o Blonde Naso costuma nadar em cima das rochas de corais entre planícies e encostas.

Nos recifes de corais o Blonde Naso Tang fica sempre nadando em busca de comida, que poderá ser algas, sua comida preferida por ser herbívoro, ou pequenos camarões. No aquário poderá ser oferecido rações a base de algas marinhas, Spirulina Flakes, brócolis cozido, etc., você encontra bons produtos em lojas especializadas. Você poderá alimentá-lo 3 vezes por dia (pequenas quantidades).

Quando for comprar este peixe na loja, certifique-se que ele já esteja aceitando rações industrializadas. Logo que você colocar ele no aquário ficará um pouco tímido em aceitar comida, mas se tiver alguma rocha com algas melhor ainda, mas também poderá ser oferecido alface ou Nori, presas mais na superfície da água, com um clips de plástico ou outro meio. Depois vá alternando a comida para que aumente sua imunidade e fique com ótima saúde, porque este peixe tem uma barreira de muco em seu corpo e por isto, é suscetível ao Ictio Marinho. Rações com vitamina C, alho e suplemento vitamínico são ótimas opções para evitar que o peixe se infeccione. O Ictio Marinho é facilmente curado com medicamentos encorados em lojas especializadas.

É muito divertido ver o Blonde Naso Tang mudar de cor, isto acontece por vários motivos: A medida de cresce; quando ameaçado ou excitado; quando dormindo ou assustado, por vezes fica com uma coloração mais para cinza escuro ou pode ficar preto com manchas cinzentas.

Os parâmetros da água para se criar um Tang Naso não é preocupante se já tem um aquário com corais, ou outros peixes marinhos. Caso tenha dúvidas procure informações neste site sobre parâmetros do aquário marinho.

Este Tang é cinza com uma faixa amarela na barbatana dorsal e possui um par de espinhos cercado por uma área laranja brilhante em cada lado do pedúnculo caudal, mas vai alterando conforme cresce, fica mais escuro com tom mais avermelhado, os lábios passam de laranja claro para avermelhado,  bem como as listras com uma borda escura. Nos recifes o Bodião-limpador (Labroides dimidiatus) costuma limpar o Blonde Naso (come os parasitas) deixando-o com uma tonalidade de cinza prateado, legal né?.

Em outros países também é conhecido como Lipstick Tang (Tang de Batom), por causa de seus lábios brilhantes meio que avermelhado.

Dimorfismo Sexual: Somente os machos têm flâmulas caudais posteriores.

Não há relatos de reprodução de deste peixe em aquário.

Se você ainda não tem um Blonde Naso Tang, fica aqui algumas dicas, ele é um peixe majestoso, com personalidade, bonito, ativo e fácil de criar.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre Comida de Corais