BOMBA DE RECALQUE

Bomba de recalque

Bomba de Recalque



PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

BOMBA DE RECALQUE



Vou tratar aqui um assunto muito legal, que poderá ajudar muitos aquaristas na hora de montar o aquário marinho, e ficar na dúvida qual bomba de recalque comprar, ou até mesmo para que serve a bomba de recalque. Ou então para quem pretende trocar a “velha bomba” que não funciona de modo satisfatório e está na dúvida: Bomba de recalque de quantos litros por hora?A bomba de recalque serve para levar a água do Sump até o Display (aquário). A água do aquário (Display) desce para o Sump através da gravidade, e é no Sump onde estarão as mídias de filtragem, de colonização de bactérias, por exemplo: Perlon, Cerâmicas, Carvão ativado, etc., após a água passar por estas filtragens (no Sump) deverá retornar ao aquário impulsionada pela Bomba de Recalque. Note que esta bomba deverá ficar ligada 24 horas, com o objetivo de sempre estar filtrando a água, isto é, a água passando pelos filtros 24 hs todos os  dias,  e retornado ao aquário mais limpa.

A bomba de recalque não tem a função de movimentar a água dentro do aquário, isto é função das Wave-Makers. Porém, o aquarista poderá manusear esta pressão d’água expelida pela bomba de recalque, seja para impedir grande movimentação no aquário, utilizando de vários métodos, tais como: curvas ou cutovelos de PVC; bifurcação na saída; direcionamento para o vidro, etc., e também poderá usar esta “pressão d’água” para auxiliar na movimentação interna no aquário.

Ao lado uma opção para a saída da Bomba de Recalque.

Também se pode aproveitar esta entrada de água no aquário, direcionando-a para que movimente principalmente, ou apenas, a superfície, para obtenção de uma boa troca gasosa, oxigenando a água e trazendo outros benefícios, é em minha opinião a melhor forma de aproveitar esta água.

As Wake-Makers servem para simular a movimentação natural da água do mar, são responsáveis para não deixar acumular sujeiras nas as rochas, nos corais, no substrato, etc, forçando a sujeira ficar em suspensão e consequentemente irem para o Sump onde a água será filtrada. Dependendo do tamanho do aquário, será preciso várias Wave-Makers, porém é preciso muita paciência para se obter um equilíbrio perfeito, visto que alguns corais não gostam de movimentação d’água, já outros sim. Não se deve deixar que uma corrente levante o substrato, a movimentação deve ser leve neste local. É realmente uma “arte” conseguir este equilíbrio, mas com calma tudo é resolvido, posicionando corretamente os corais e/ou as Wave-Makers, sem deixar “áreas mortas”, sem circulação. Falarei sobre o posicionamento de Wave Maker em outra ocasião.

No mercado existem vários tipos de Wave-Makers, simulando ondas, ligando e desligando alternadamente, etc. Pesquise antes de comprar.

Voltando a falar sobre bomba de recalque, eu aconselho usar uma regra: 20 vezes o volume de água do aquário, ou seja, para um aquário com 100 litros usar uma bomba de recalque de 2000 litros por hora; para um com 200 litros usar uma bomba de 4000 litros por hora e assim por diante.

Talvez você tenha um aquário com 200 litros e usando uma bomba de recalque de 2000 l/h e diz que está tudo OK., porém, eu tenho convicção de que se usasse uma bomba de 4000 l/h teria um espaço de tempo muito maior para limpar o aquário, fazer sifonagem, etc., porque com grande movimentação d’água, gerada pelas Wave-Makers, e esta “grande” circulação de água (pela bomba), fará com que a sujeira fique no Sump, impregnada nos filtros, no Perlon. Talvez aumente seu trabalho em apenas limpar os filtros, mas nem comparação em limpar todo o aquário, além do mais, isto vai gerar uma economia de sal, de outros suplementos (se usar) e até mesmo de energia elétrica. Seu trabalho será bem menor.

Se você já tem um Skimmer e vai trocar apenas a bomba de recalque por uma mais potente, será necessário uma boa regulagem no Skimmer, pois a passagem d’água nele será maior e irá perder a eficiência se não houver nova regulagem. Se você vai também comprar um Skimmer peça auxilio ao vendedor para lhe orientar a comprar um compatível com a bomba de recalque. Eu aconselho que os dois equipamentos estejam bem pertos no que diz respeito a litros/hora.

Lembrando que todo o sistema deve estar de forma harmoniosa, sem atrapalhar seus habitantes. Nada de excessos. A observação do aquarista e o bom senso é o caminho do sucesso.

Outra coisa importantíssima quando for comprar uma bomba de recalque, é medir a altura que água vai ter que subir, pois isto irá influenciar diretamente na vazão d’água. Quanto maior for a altura menor será a vazão (fluxo). Tem bombas (marcas) que perdem até mais que a metade da vazão se a coluna d’água (á subir) for em torno de 1,5 metros. Mas como existem diversas medidas entre o Sump e o Display, diversas marcas de bombas, não tem como expôr aqui esta perda, porém, estas informações (sobre coluna d’água) vêm escritas no manual da bomba, e também o vendedor poderá lhe auxiliar.

Não se esqueça que periodicamente terá que fazer manutenção das bombas, limpar a bomba de recalque, Wave-Makers, bomba do Skimmer, impedindo que haja acúmulo de sujeira, incrustações, etc. Em outra página eu escrevi como limpar estas peças e deixá-las como nova, pesquise.

Meus leitores: Espero ter ajudado e desculpe se falhei ou omiti algum dado importante, mas utilizem o formulário de comentário para complementar ou tirar alguma dúvida. Obrigado

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais