BOMBA DE RECALQUE

Bomba de recalque

Bomba de Recalque





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

Quer ganhar um dinheirinho Extra sem gastar nada? Sem fazer nada? CLIC AQUI

BOMBA DE RECALQUE

Vou tratar aqui um assunto muito legal, que poderá ajudar muitos aquaristas na hora de montar o aquário marinho, e ficar na dúvida qual bomba de recalque comprar, ou até mesmo para que serve a bomba de recalque. Ou então para quem pretende trocar a “velha bomba” que não funciona de modo satisfatório e está na dúvida: Bomba de recalque de quantos litros por hora?A bomba de recalque serve para levar a água do Sump até o Display (aquário). A água do aquário (Display) desce para o Sump através da gravidade, e é no Sump onde estarão as mídias de filtragem, de colonização de bactérias, por exemplo: Perlon, Cerâmicas, Carvão ativado, etc., após a água passar por estas filtragens (no Sump) deverá retornar ao aquário impulsionada pela Bomba de Recalque. Note que esta bomba deverá ficar ligada 24 horas, com o objetivo de sempre estar filtrando a água, isto é, a água passando pelos filtros 24 hs todos os  dias,  e retornado ao aquário mais limpa.

A bomba de recalque não tem a função de movimentar a água dentro do aquário, isto é função das Wave-Makers. Porém, o aquarista poderá manusear esta pressão d’água expelida pela bomba de recalque, seja para impedir grande movimentação no aquário, utilizando de vários métodos, tais como: curvas ou cutovelos de PVC; bifurcação na saída; direcionamento para o vidro, etc., e também poderá usar esta “pressão d’água” para auxiliar na movimentação interna no aquário.

Ao lado uma opção para a saída da Bomba de Recalque.

Também se pode aproveitar esta entrada de água no aquário, direcionando-a para que movimente principalmente, ou apenas, a superfície, para obtenção de uma boa troca gasosa, oxigenando a água e trazendo outros benefícios, é em minha opinião a melhor forma de aproveitar esta água.

As Wake-Makers servem para simular a movimentação natural da água do mar, são responsáveis para não deixar acumular sujeiras nas as rochas, nos corais, no substrato, etc, forçando a sujeira ficar em suspensão e consequentemente irem para o Sump onde a água será filtrada. Dependendo do tamanho do aquário, será preciso várias Wave-Makers, porém é preciso muita paciência para se obter um equilíbrio perfeito, visto que alguns corais não gostam de movimentação d’água, já outros sim. Não se deve deixar que uma corrente levante o substrato, a movimentação deve ser leve neste local. É realmente uma “arte” conseguir este equilíbrio, mas com calma tudo é resolvido, posicionando corretamente os corais e/ou as Wave-Makers, sem deixar “áreas mortas”, sem circulação. Falarei sobre o posicionamento de Wave Maker em outra ocasião.

No mercado existem vários tipos de Wave-Makers, simulando ondas, ligando e desligando alternadamente, etc. Pesquise antes de comprar.

Voltando a falar sobre bomba de recalque, eu aconselho usar uma regra: 20 vezes o volume de água do aquário, ou seja, para um aquário com 100 litros usar uma bomba de recalque de 2000 litros por hora; para um com 200 litros usar uma bomba de 4000 litros por hora e assim por diante.

Talvez você tenha um aquário com 200 litros e usando uma bomba de recalque de 2000 l/h e diz que está tudo OK., porém, eu tenho convicção de que se usasse uma bomba de 4000 l/h teria um espaço de tempo muito maior para limpar o aquário, fazer sifonagem, etc., porque com grande movimentação d’água, gerada pelas Wave-Makers, e esta “grande” circulação de água (pela bomba), fará com que a sujeira fique no Sump, impregnada nos filtros, no Perlon. Talvez aumente seu trabalho em apenas limpar os filtros, mas nem comparação em limpar todo o aquário, além do mais, isto vai gerar uma economia de sal, de outros suplementos (se usar) e até mesmo de energia elétrica. Seu trabalho será bem menor.

Se você já tem um Skimmer e vai trocar apenas a bomba de recalque por uma mais potente, será necessário uma boa regulagem no Skimmer, pois a passagem d’água nele será maior e irá perder a eficiência se não houver nova regulagem. Se você vai também comprar um Skimmer peça auxilio ao vendedor para lhe orientar a comprar um compatível com a bomba de recalque. Eu aconselho que os dois equipamentos estejam bem pertos no que diz respeito a litros/hora.

Lembrando que todo o sistema deve estar de forma harmoniosa, sem atrapalhar seus habitantes. Nada de excessos. A observação do aquarista e o bom senso é o caminho do sucesso.

Outra coisa importantíssima quando for comprar uma bomba de recalque, é medir a altura que água vai ter que subir, pois isto irá influenciar diretamente na vazão d’água. Quanto maior for a altura menor será a vazão (fluxo). Tem bombas (marcas) que perdem até mais que a metade da vazão se a coluna d’água (á subir) for em torno de 1,5 metros. Mas como existem diversas medidas entre o Sump e o Display, diversas marcas de bombas, não tem como expôr aqui esta perda, porém, estas informações (sobre coluna d’água) vêm escritas no manual da bomba, e também o vendedor poderá lhe auxiliar.

Não se esqueça que periodicamente terá que fazer manutenção das bombas, limpar a bomba de recalque, Wave-Makers, bomba do Skimmer, impedindo que haja acúmulo de sujeira, incrustações, etc. Em outra página eu escrevi como limpar estas peças e deixá-las como nova, pesquise.

Meus leitores: Espero ter ajudado e desculpe se falhei ou omiti algum dado importante, mas utilizem o formulário de comentário para complementar ou tirar alguma dúvida. Obrigado

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais