CARAMBOLA DO MAR

Carambola do mar

Carambola do mar



   
PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

CARAMBOLA DO MAR

Carambola do mar faz parte do filo Ctenophora por volta de 150 espécies, que são seres marinhos ou estuarinos, planctônicos, uns bentônicos e bioluminescentes, também conhecida como “Água-viva-de-pente”, porém não é uma água-viva, mas semelhante por sua transparência, aparência gelatinosa e forma globular.

A Carambola do mar também é conhecida como Geleia de Pente ou Geleia do mar pode chegar aos seus 1,5 metros. Este corpo gelatinoso é formado por um tecido transparente chamado Mesoglea.

A Carambola do mar é carnívora, contém oito fileiras de cílios, parecendo um pente, que batem ritmicamente, e por produzir bioluminescência, reflete cores ao nadar. Possui um órgão sensorial que auxilia no batimento dos cílios dos pentes chamado de estatólito.

Até recentemente acreditava-se que as esponjas-do-mar foram os ancestrais dos animais, porém em um estudo publicado na revista Nature chegou-se à conclusão que a Carambola do mar é a verdadeira dona do título.

A pesquisa foi desenvolvida com várias análises genéticas, com comparações dos genes de cada espécie, até alcançarem o ancestral mais antigo da árvore genealógica, na qual a Carambola do mar ficou em destaque.

Também foi encontrado um fóssil da Carambola do mar datado com 600 milhões de anos. Sua aparência é fundamentalmente a mesma desde a origem multicelular. Esta Carambola do mar descoberta agora é extremamente parecida com uma espécie contemporânea do gênero Pleurobrachia.

Em outro estudo publicado na revista Science Advances, pesquisadores analisaram seis fósseis de Carambola do Mar, datado de 520 milhões de anos atrás, onde se constatou que seus ancestrais eram protegidos por duros esqueletos espinhosos que por sua vez não tinham tentáculos, ao contrário dos atuais.

Carambolas do Mar

As Carambolas do mar, ao contrário das águas-vivas, não provocam queimaduras, pois não contém células urticantes, exceto a espécie Euclora rubra.

Carambola do Mar

Curiosidade: As Águas-vivas e as Carambolas-do-mar são invasoras no mar do Norte e no mar Báltico, desequilibrando a cadeia alimentar. Embora sofrendo este desequilíbrio estes ecossistemas vêm se adaptando à estes seres marinhos não autóctones, que oferecem um espetáculo à parte, são bioluminescentes e a noite é incrivelmente bonito de se ver. A Carambola do mar é uma predadora competente, alimentando-se de pequenos artrópodes, cnidários, ovos e larvas.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre Comida de Corais