Comida para peixes de aquário
COMIDA PARA PEIXES DE AQUÁRIO
A escolha da melhor comida para peixes de aquário depende em grande parte das espécies específicas de peixes que você possui.
Variedade é a chave: É sempre bom oferecer uma variedade de alimentos para garantir que seus peixes recebam todos os nutrientes necessários. Isso pode incluir ração seca, alimentos vivos, alimentos congelados e alimentos em flocos, granulados, etc.
Alimentação específica para espécies: Se você tiver espécies específicas em seu aquário, como kinguios, ciclídeos, peixes-disco, etc., procure rações formuladas para atender às necessidades dietéticas dessas espécies.
Tamanho da ração: Escolha o tamanho da ração adequado ao tamanho da boca dos seus peixes. Peixes menores podem precisar de alimentos em flocos ou micro grânulos, enquanto peixes maiores podem preferir grânulos ou pellets maiores.
Alimentação ao longo do dia: Distribua a alimentação ao longo do dia em várias porções menores, em vez de uma grande refeição única. Isso simula o comportamento natural de alimentação dos peixes. A comida que você colocar no aquário deverá ser consumida pelos peixes em dois minutos, não deverá ter sobras, se houver sobras depois deste tempo diminua a dose das próximas vezes. As sobras de alimentos irão apodrecer e virar amônia, que é extremamente fatal para os peixes.
Para você escolher a melhor ração leve em consideração se vai precisar de ração de superfície, de meio ou de fundo. Cada uma delas irá afundar em um determinado tempo, satisfazendo os peixes que ficam em diferentes áreas do aquário.
A ração em flocos é a comida para peixes mais usada, porque a maioria dos peixes de aquário são de superfície ou do meio, diferente do cascudo que fica no fundo. Os flocos descem lentamente, dando tempo suficiente para que os peixes de superfície e do meio comam.
A ração granulada é outra comida excelente para os peixes do aquário, ela afunda mais rápido que a ração em flocos, servindo até para os peixes de fundo, porém não serve para peixes lentos que pegam a ração na superfície, como por exemplo o Acará bandeira.
Para aquário que tenha Cascudo a melhor comida seria ração granulada que afunda rápido ou vegetais, tais como: Abobrinha, Pepino sem sementes ou Spirulina. Os Cascudos não comem fezes de outros peixes nem restos de alimentos. Existem boas rações para cascudos em lojas específicas do hobby.
Já a ração em Paletes fica por conta dos peixes grandes, como bagres, ciclídeos grandes, etc.
Alimentos vivos e congelados: Periodicamente, ofereça alimentos vivos ou congelados, como artêmias, dáfnias, larvas de mosquito, para adicionar variedade à dieta e fornecer nutrientes frescos.
Ao procurar pela melhor comida para peixes levar em consideração a principal dieta dos peixes, eles podem ser herbívoros, carnívoros ou onívoros. Então antes de comprar comida para peixes se atente à estes fatores.
Os peixes herbívoros são aqueles que comem vegetais, então temos uma lista abaixo:
1) Algas
2) Espinafre
3) Abobrinha
4) Couve
5) Ervilhas cozidas
6) Pepino sem sementes
7) Spirulina em flocos
8) Plantas naturais de aquário
Os peixes carnívoros são os peixes que se alimentam preferencialmente com proteína de origem animal, então temos uma lista abaixo:
1) Insetos: Insetos como grilos, larvas de tenébrio e moscas-das-frutas podem ser oferecidos a alguns peixes carnívoros maiores.
2) Carnes magras: Carne magra de frango ou carne bovina picada em pedaços muito pequenos também pode ser oferecida em pequenas quantidades.
3) Minhocas
4) Camarão em pedaços
5) Peixes menores
Os peixes onívoros são os peixes que se alimentam tanto de vegetais quanto de proteína animal, como por exemplo os peixes Platy e o Kinguio.
Então antes de comprar ração para peixes de aquário consulte cada espécie que tem. Cada espécie possui um hábito alimentar diferente. A comida ideal para os peixes irá garantir a longevidade deles bem como manter o ecossistema equilibrado.
Coloque a comida de peixe no aquário enquanto as luzes estiverem acessas ou sob luz natural.