COMO CRIAR ÁGUAS VIVAS NO AQUÁRIO

Como criar água-viva no aquário

Como criar água viva no aquário





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

COMO CRIAR ÁGUA-VIVA NO AQUÁRIO

Manter água-viva em aquário não é uma tarefa difícil, é como ter um aquário de peixes, porém, requer alguns cuidados que vou expor abaixo.

As águas-vivas ou medusas são lindas e hipnotizam o espectador com seus movimentos suaves. Tudo o que precisa para manter as águas-vivas no aquário é basicamente a configuração do tanque, porque as águas-vivas são animais delicados e exigem um ambiente específico para viverem.

Água-viva é um invertebrado marinho, carnívora, não possui olhos, portanto não enxerga.

Você vai precisar de um aquário de tamanho médio, por volta de 50 litros, que seja CIRCULAR, onde poderá colocar até 3 Medusas (Água-viva). Um aquário deste porte você poderá colocá-lo na sala ou até mesmo no escritório, mas se for maior melhor ainda. O aquário para água-viva tem que ser circular para ela não ficar presa nos cantos, também não se pode decorar o aquário com objetos, isso causaria lesões mortais no frágil tecido da água-viva.

É importante saber que a água-viva não é uma boa nadadora, ela se move principalmente pelo fluxo da água, na qual precisa ser bem balanceado para que ela não se machuque ou seja sugada pela bomba. Sem um fluxo adequado ela ficará no fundo do aquário, então é preciso de um fluxo suave. A movimentação da água na superfície é importante para a troca gasosa, ajudará manter o PH estável, Um filtro externo (Hang-on), com uma tela na sucção, ou uma bomba submersa (colocadas com estratégia) talvez seja o ideal, é preciso muito cuidado para que a água-viva não fique presa no sistema de filtragem, você poderá decidir lendo até o final.

Uma bomba oxigenadora (bomba de ar) também poderá ser colocada no tanque, mas jamais use pedra porosa, as micro bolhas irão furar o frágil tecido da água-viva. Então as grandes bolhas irão movimentar a superfície.
Caso se verifique bolhas no tecido da água-viva retirar imediatamente para ela não morrer.

Não é preciso ter um sistema de filtragem desde que faça sifonagem periódica dos detritos e TPAs regulares.

Cuidado ao escolher o substrato, pode ser bolinhas de vidro, ou pedregulhos maior que um grão de ervilha, roliços. Ter um substrato é importante para a colonização de bactérias.

No topo do aquário, ou tampa, você poderá colocar lâmpadas leds RGB com controle remoto para ir mudando a cor, isto causará um efeito muito lindo quando a luz passar pelo corpo translúcido da água-viva. Nunca coloque o aquário de águas-vivas na luz solar direta. As águas-vivas gostam de ambientes mais escuros do que um típico aquário de corais.

Em lojas especializadas em aquarismo é possível encontrar um aquário já pronto para águas-vivas. Não aconselho um aquário muito pequeno, pois a água-viva não vai viver muito, assim como para os peixes também.

O aquário deverá estar ciclado antes de introduzir as águas-vivas. Você encontra tudo sobre ciclagem neste site, basta ir na barra de pesquisa. Lembrando que é bom fazer os testes de amônia, nitritos e nitratos antes de introduzir as águas-vivas.

Nunca coloque a água-viva diretamente no aquário, é preciso fazer a aclimatação, quanto mais devagar for a aclimatação menor será a chance de um choque térmico. Cuidado com o manuseio, tenha sempre por perto vinagre, pois caso “se queime” com a água-viva, jogue vinagre no local para parar de arder. Usar luvas é uma boa opção. Solte-a suavemente no aquário. Ela começará se mover (pulsar) após algumas horas em um novo aquário. Se após alguns dias ela parar de se mover verifique os parâmetros se estão de acordo.

Você encontrará alimentação para água-viva em lojas especializadas em aquarismo. Deverá alimentá-la 2 vezes ao dia. Como elas são transparentes você poderá enxergar o alimento no estômago dela. Você poderá utilizar uma pipeta para este fim, despejando o alimento debaixo dela, ou dispersar na água, preferencialmente, pois as águas-vivas devem capturar e ingerir seu alimento “por conta própria”. Filhotes de Artêmia salina é um bom alimento e também são fáceis de se criar. Um patê de Camarão ou de Molusco também é uma boa opção, pois poderá ser guardado na geladeira ou freezer. As águas-vivas utilizam seus tentáculos com substâncias urticantes para pegar a comida e se beneficiam do fluxo d’água para a captura.

Você deverá observar a quantidade de comida oferecida, se a água permanecer turva após 1 hora ou se houver resíduos no fundo do aquário diminuir a dosagem nas próximas vezes. Limpar o fundo do aquário com um sugador (sifão, sifonador).

Fazer TPAs semanalmente de 20% da água é muito importante para manter o aquário limpo, repor os nutrientes, controla os níveis de amônia, etc. Limpar os vidros de possíveis algas. Utilize sempre os mesmos parâmetros de salinidade para TPA, aconselhável 35 ppt. As águas-vivas devem ser mantidas numa temperatura entre 16 a 20º C, não mais que isto. Estes são alguns parâmetros ideais para água-viva.

Ao comprar sua água-viva verifique se ela está flutuando, se movendo normalmente (pulsando), se seus tentáculos estão brilhantes e saudáveis, converse com o pessoal da loja para ver como eles cuidam dela.

A água-viva mais fácil de se encontrar é a água-viva da Lua (Aurelia aurita), é a mais popular para se criar em aquário, que poderá viver até 1 ano num aquário bem cuidado e até mesmo se reproduzir. Não misture as espécies ou tamanhos no mesmo aquário.

Espécies de águas-vivas mais comuns e seu tempo de vida na natureza:
água-viva da lua: 18 meses; água-viva da lagoa manchada: 14 meses; água-viva Blue Blubber: 12 meses e água-viva da Cruz Vermelha: 12 meses.

Informações adicionais:

As águas-vivas, ou medusas, são animais primitivos pertencentes ao filo Cnidaria. Se locomovem por contrações do corpo graças às células mioepiteliais ligadas ao sistema nervoso que agem como músculos, e também são levadas à deriva pelas correntes marítimas.
Não possuem sistema circulatório, respiratório e excretor.
Muitas espécies de águas-vivas são bioluminescentes.
As águas-vivas adultas se reproduzem sexualmente para produzir uma larva de plânula que se ancora a um substrato, o estágio de pólipo, igual aos dos corais.
A reprodução sexual pode ocorrer no aquário, com pólipos aparecendo como resultado. Estes podem ser raspados do vidro com uma lâmina de barbear ou cartão e transferidos para um recipiente de cultura.
Alguns pólipos são tudo o que é preciso para uma cultura inicial.
Quando se diz medusa significa que é uma água-viva na fase adulta.
Água-viva em inglês: Jellyfish

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre Comida de Corais