ESTRELA DO MAR NO AQUÁRIO

Estrela do mar no aquário
Estrela do mar no aquário





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

ESTRELA DO MAR NO AQUÁRIO

Ter uma estrela do mar no aquário talvez seja uma paixão de muitos aquaristas, porém a falta de informações ainda é grande, então coloquei abaixo algumas dicas que peguei em livros e também resumi alguns textos da própria internet, visto que não tenho uma estrela do mar no aquário.

Deve-se estudar a espécie à ser colocada no aquário pois algumas delas comem corais, como por exemplo a Estrela do mar Chocolate e outras.

Para se ter uma estrela do mar no aquário é preciso que este contenha rochas e um substrato fino de areia, pois é nestes colocais que ela vai se esconder durante o dia, porque tem hábitos noturnos.

A estrela do mar tem cinco braços em torno de um disco central, mas não é difícil encontrar estrelas com dezenas de braços, até 40 braços já foram encontradas. Existem cerca de 2.000 espécies distribuídas em todos os oceanos, acredita-se que na Austrália encontra-se a maior diversidade de estrelas do mar.

As estrelas do mar, no geral, são onívoras, porém na maior parte são carnívoras, por isto, no aquário costuma-se alimenta-las com pedaços de peixes, Lula, mexilhões e camarão. Na natureza elas se alimentam de varies espécies de moluscos, crustáceos, vermes, mariscos, ostras, mexilhões, detritos orgânicos, caracóis, esponjas marinhas, anêmonas, ouriços, peixes pequenos, vermes, plâncton, partículas orgânicas em suspensão e até mesmo outra estrela do mar, tudo dependendo da espécie, e muitas estrelas do mar são filtradoras do plâncton, razão pela qual se deve atentar para o fato do aquário já estar maturado, que já contenha muitas microalgas e microrganismos.

Talvez a maior dificuldade de ter uma estrela do mar no aquário seja sua alimentação, pois como podemos notar acima, cada espécie se alimenta de uma forma, então é primordial saber exatamente a espécie e seus hábitos. Quanto aos parâmetros da água nada a acrescentar, pois se os corais do aquário estão indo bem, estará apropriada para a estrela também.

Assim como os Corais, a estrela do mar não suporta altas temperaturas nem oscilações, devendo a água do aquário ficar a mais baixa possível suportada pelos peixes, se tiver.

Algumas estrelas do mar tem a capacidade de colocar o estômago diretamente na sua presa para realizar a digestão externa, utilizando-se das enzimas digestivas, o que lhes permite consumir presas imóveis maiores que elas, e até mesmo um coral.

A Estrela do Mar pertence a um grupo de animais denominados por equinodermos, que significa “pele espinhoso”, da classe Asteroides. Possui um endoesqueleto calcário, recoberto pela epiderme. Ovíparo. Reprodução sexuada ou assexuada, também por gemulação. A estrela do mar não cuida dos ovos, ficam a deriva no mar.

Curiosidades: Quando em perigo, a estrela do mar pode soltar um braço para distrair o predador enquanto foge. Possui incrível capacidade de regeneração, em breve ela estará com um braço novo. Se ela perder um braço que contenha parte do disco central é bem provável que este pedaço se tornará outra estrela do mar.

Curiosidades: Uma misteriosa doença está dizimando milhões de estrelas do mar no Pacífico, do Alasca ao México. A epidemia já foi detectada também no Atlântico. A contaminação ocorre também em aquários que utilizaram destas águas. Pesquisadores estão estudando o caso.

A estrela do mar e diversos outros equinodermos estão ameaçados de extinção, por isso sua captura é proibida, segundo Ministério do Meio Ambiente (21/05/2004).

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais