LAGOSTA FILTRADORA

Lagosta filtradora ou Camarão filtrador

Lagosta Filtradora





PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

LAGOSTA FILTRADORA



Você pode ter uma Lagosta filtradora no aquário, inclusive num aquário comunitário, onde poderá viver por até 5 anos, pois não irá incomodar outros peixes. Peixes agressivos poderão beliscar ou até ferir a Lagosta, principalmente após a ecdise, que é a troca de seu esqueleto para poder crescer. É comum ver no aquário o esqueleto deste camarão, muitas vezes confundindo o espectador como sendo um camarão morto.

Este animal é conhecido como Lagosta, porém é um CAMARÃO, e é filtrador porque utiliza suas pernas para filtrar a água e capturar a comida em suspensão, seus tufos de pelos nas extremidades auxiliam na tarefa.
Também possui outros nomes tais como: Camarão filtrador; Camarão negro; Lagosta filtradora e em inglês: Gabon Shrimp. É possível você encontrar à venda com o nome de Lagosta filtradora, devido ao tamanho e pelas patas que parecem garras, mas é errado, é um Camarão, parente dos conhecidos Caridinas.

O PH ideal para uma Lagosta filtradora poderá ficar entre 6.5 até 7.6, lembrando que deverá fazer uma aclimatação longa antes de introduzir no aquário. A temperatura é bem variável, ficando entre 23 a 28º C., porém manter estável. A dureza da água deverá ser alta, GH de 9-20º. Aconselho um aquário de no mínimo 200 litros, a Lagosta filtradora ou Camarão filtrador irá crescer e os machos irão atingir seus 14 centímetros e as fêmeas 9 centímetros. O aquário deverá possuir outras características que veremos adiante.

No aquário deverá ter um substrato arenoso, cascalho de rio fino, e principalmente com grande circulação, para que o Camarão possa filtrar a água que irá passar por ele e capturar sua comida. Ele irá se agarrar ao substrato utilizando suas pernas ambulatórias, que contém espinhos curtos, então a correnteza não será um problema para ele. Esta filtragem que o Camarão irá realizar também irá colaborar para manter a água do aquário renovada. Para se ter uma correnteza no aquário uma bomba submersa ou Wave-Maker irá resolver o problema, mas sempre com uma tela de proteção para que a Lagosta não seja sugada. Se você tiver um filtro que promova esta correnteza será o ideal.

O Camarão filtrador é detritívoro e onívoro, come de tudo que filtrar da água, por esta razão o ideal é ter um aquário já maturado (antigo) rico em zooplâncton e microalgas, se estiver num aquário comunitário irá se beneficiar com a comida oferecida aos peixes. Você sempre verá este Camarão mexendo suas patas dianteiras levando a comida à sua boca.

O aquário também deverá conter tocas rochosas, esconderijos, para que o Camarão possa se esconder durante o dia, pois ele tem hábitos noturnos. Não é raro ver um Camarão cavando uma toca no substrato e arrancando plantas e ornamentos que estão no substrato.

Enfim, o aquário para o Camarão filtrador deverá ser mais próximo possível do seu habitat natural, que é no rio, com correnteza e muito oxigênio.

Quanto à reprodução não será possível no aquário, visto que as larvas deste Camarão têm seu ciclo de vida em água salobra, em rios conectados ao mar, e as larvas só migram para os rios quando atingirem a fase adulta e prontas para o acasalamento.

Vendo alguns produtos para aquarismo Comida de Corais