MENOR PEIXE DO MUNDO

Menor peixe do mundo

Menor peixe do mundo



   
PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

MENOR PEIXE DO MUNDO





O menor peixe do mundo vive nos pântanos de turfa, nas águas negras e ácidas das ilhas indonésias de Sumatra e Bintan, seu nome é Paedocypris progenetica.

O Paedocypris progenetica tem apenas 7,9 milímetros de comprimento, isto quando adulto. Vive em águas 100 vezes mais ácidas do que o normal para a região, comendo plâncton, isto porque se adaptou a estas condições extremas uma vez que seu habitat natural foi destruído, dizem os cientistas.

Só na Malásia, estimou-se que, além do Paedocypris, até 15% das espécies de peixes de água doce estão associadas a pântanos de turfa, e com base nas taxas de destruição atuais, todas as turfeiras de Bornéu e Sumatra podem desaparecer até 2040. Para a produção de dendê, as florestas estão sendo destruídas, drenagem dos pântanos para plantação dos dendezeiros, e queimadas estão contribuindo para a destruição do habitat natural deste peixe. A rica floresta tropical de Papua, um dos lugares com maior biodiversidade do planeta, está ameaçada pelo desmatamento.

O Paedocypris progenetica tem o corpo transparente, pouca estrutura óssea do crânio, sua nadadeira possui características das larvas dos peixes.

Seu tamanho minúsculo ajuda a sobreviver em épocas de secas, pois podem viver em pequenas poças remanescentes, onde busca refúgio.

Seus corpos transparentes em miniatura não possuem as características típicas dos peixes adultos.

Dimorfismo sexual único: Os machos têm nadadeiras pélvicas altamente modificadas , com o primeiro raio terminando em uma projeção semelhante a um gancho de pele queratinizada, suportada por musculatura pélvica hipertrofiada. Os machos também têm uma almofada de pele queratinizada na frente das nadadeiras pélvicas. Acredita-se que essas nadadeiras modificadas sejam usadas para agarrar a fêmea durante o acasalamento ou para manter a posição sobre uma superfície de desova. As fêmeas têm espaço para carregar poucos ovos.

Paedocypris progenetica

Figura: Paedocypris progenetica

O segundo menor peixe do mundo:

Vive no Rio Negro, Amazonas, no município de Santa Isabel, seu nome é Priocharax nanus. O Priocharax nanus é quase transparente e mede 15 milímetros. Com faixas verticais escuras pelo corpo, tem praticamente o dobro do tamanho do menor peixe do mundo.

O Priocharax nanus também possui a nadadeira peitoral de forma larval e tem ossos que não existem em outras espécies. Possui um esqueleto de cartilagem.

Priocharax nanus

Figura: Priocharax nanus

Curiosidades: A menor rã do mundo chama-se Paedophryne amauensis, tem 7,7 milímetros de comprimento, é o menor vertebrado do mundo, vive na ilha de Nova Guiné, a maior ilha tropical do mundo.

Vendo alguns produtos para aquarismo Comida de Corais