OXIGÊNIO NO AQUÁRIO

Oxigênio no aquário

Oxigênio no aquário



   
PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

OXIGÊNIO NO AQUÁRIO

Um resumo abaixo para saber se o aquário está bem oxigenado.

Às vezes ficamos na dúvida se o aquário está bem oxigenado, se é preciso ou não oxigenar mais a água do aquário. Em aquários estabilizados, que já se passou muito tempo da ciclagem e que faz um bom tempo que os habitantes estejam lá é sinal que a questão da oxigenação está correta.

A forma mais eficaz de saber se os níveis de oxigênio estão ideais no aquário é a observação dos peixes, quando eles ficam mais tempo na superfície (geralmente com a boca bem aberta) e não é característica da espécie, é um forte indício de que falta oxigenação, porque na superfície os níveis de oxigenação são maiores, mas não é preciso correr desesperadamente se os níveis de Amônia, Nitrito e PH estejam bons, mas será preciso corrigir com certa rapidez, porque atingindo 60% de saturação os peixes começam a apresentar problemas, e quanto mais baixo a saturação, mais próximo da morte os peixes estarão. Tente manter estes níveis acima de 80%, com uma água cristalina, então você terá seus habitantes do aquário com saúde perfeita.

Excessões: Existem peixes que necessitam subir à superfície do aquário para respirar (peixes pulmonados), tais como: Bettas; Colisas; Corydoras e outros.

    Outros sinais que os peixes darão por falta de oxigenação:

  • 1) Começam a comer bem menos
  • 2) Já não nadam tão rapidamente
  • 3) Respiração ofegante
  • 4) Movimentam suas brânquias mais rapidamente.

Porque os peixes comem menos pela falta de oxigênio?
É que para processar esses alimentos mais oxigênio precisará será consumido. Obviamente o peixe começará a emagrecer neste período. Chegará à anemia, diminuição de anticorpos e a morte, se o problema não for solucionado.

    Existem várias circunstâncias que causam a falta de oxigênio no aquário:

  • 1) Superpopulação
  • 2) Plantas em excesso
  • 3) Alta temperatura da água
  • 4) Excesso de comida dos peixes
  • 5) Falta de trocas parciais de água (TPA)
  • 6) Filtros sujos ou inadequados
  • 7) Injeção de oxigênio insuficiente (bomba fraca, etc)
  • 8) Excesso de produtos químicos
  • 9) Algas
  • 10) Falta de sifonagem

Lembre-se que todos os habitantes do aquário irão consumir oxigênio para produção de energia, quer seja os peixes, bactérias, plantas, microrganismos, etc. Para as bactérias nitrificantes converterem a Amônia em Nitrito e depois para Nitrato, também consomem oxigênio. Estas bactérias estão presentes no filtro biológico em sua maioria, e por toda parte do aquário. A falta de oxigenação afetará estas bactérias e poderão não mais processar estas tarefas, intoxicando os habitantes do aquário.

Como é dissolvido o oxigênio na água?

O oxigênio é dissolvido na água pelo contato com o ar através da troca gasosa na superfície do aquário. Sabendo-se disto, torna-se importante ter artifícios para que a água na superfície do aquário seja movimentada, levando o oxigênio para toda parte, e expelindo o gás carbônico (CO2). Como citado, por falta de oxigênio, os peixes vão à tona porque lá se encontra mais oxigênio.

É bom citar que muitos parasitas, prejudiciais aos peixes, vivem em níveis baixos de oxigênio, sendo que o peixe atingido pela falta de oxigênio irá ter seu sistema imunológico debilitado, dando condições favoráveis aos parasitas se instalarem nele.

Lembrete sobre a fotossíntese: À noite as plantas absorvem o oxigênio para crescerem, que poderá ser um problema para aquários plantados, todavia, liberam oxigênio quando expostas à alta iluminação.

Se seus peixes apresentarem alguns dos sintomas citados, a primeira coisa à ser feita é uma troca parcial de água (TPA) de até 50% do volume total do aquário, sendo esta na mesma temperatura da água que vai substituir e sem cloro. Deixe a água esfriar gradativamente se for o caso. Faça sifonagem do fundo e limpe os filtros. Depois de feito isto será necessário corrigir o problema de vez, aumentando a oxigenação do aquário utilizando um aerador (aquela com uma pedra porosa na ponta da mangueirinha), movimentar a água da superfície com uma bomba ou Wave-Maker. Aproveite para instalar filtros com maior capacidade ou um filtro extra.

Se você ainda quiser ir além…existem no mercado testes de oxigênio e/ou aparelhos específicos que medem a taxa de oxigênio no aquário.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre Comida de Corais