PEIXE ANJO TRICOLOR

Peixe Anjo Tricolor

Peixe Anjo Tricolor



   
PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

Peixe Anjo Tricolor



O Peixe Anjo Tricolor (Holacanthus tricolor), também conhecido como Peixe-Soldado e Rock Beauty, é um dos peixes marinhos muito procurados por aquaristas devido sua coloração, tem uma grande mancha preta que se estende em direção à cauda, um amarelo brilhante que lhe cobre a cabeça e tem duas riscas azuis contornando as partes superior e inferior dos olhos. Quando jovem tem apenas uma pequena mancha preta em cada lado do corpo.

Embora seja muito territorialista é possível ter um exemplar no aquário, mas apenas um ou casal, caso contrário brigarão até a morte.

O Peixe Anjo Tricolor pode chegar entre 25 a 30 cm de comprimento no aquário, é o menor dos peixes-anjo, e podem viver aproximadamente por 10 anos. Este peixe também é encontrado no litoral norte a sudeste do Brasil.

Na natureza se alimentam principalmente de esponjas, algas, pólipos de corais, anêmonas, pequenos crustáceos e vermes. No aquário marinho podem se adaptar facilmente a alimentos industrializados, mas gostam muito de artêmias, Blood Worms e camarões Liofilizados, é importante a adição de Spirulina, porque também se alimentam de algas.

O inconveniente de se ter o Peixe Anjo Tricolor no aquário marinho é justamente a questão dele comer pólipos de corais e esponjas, mas com uma boa alimentação é possível dele não perturbar os corais.

Quanto aos parâmetros para este peixe não é preocupante, pois estando bom para os corais está ótimo para ele. Um requisito necessário é colocar bastantes rochas, pedras, etc., que servirá para seu esconderijo, sua casa (abrigo), comum para os peixes territorialistas, que irá defender seu território.

Dimorfismo sexual: São da espécies protogínicas, quando jovens têm glândulas sexuais capazes de produzir tanto óvulos quanto espermatozoides, quando atingem o estágio de pré-adultos, tornam-se fêmeas sexualmente ativas. Algumas dessas fêmeas, geralmente as maiores e mais agressivas, irão desenvolver mais tarde a área masculina de suas glândulas sexuais. É difícil saber o sexo entre os adultos, os machos costumam ser maiores, com o corpo mais arredondado e mais agressivos, já as fêmeas tem um corpo mais alongado.

Curiosidade: estas características aparecem em peixes adultos, quando jovens, todos os peixes são do sexo feminino.

Reprodução: São ovíparos, a fêmea libera os ovos e o macho nada em volta, fertilizando-os logo após. Os ovos flutuam na água até eclodirem, as larvas demoram alguns dias para consumir todo o conteúdo do saco vitelino e após esse tempo, passam a se alimentar de plâncton e depois buscam esconderijos nos recifes de corais, onde permanecem durante toda vida.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais