PEIXE INVISÍVEL

Peixe invisível

Peixe Invisível



   
PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

PEIXE INVISÍVEL

Será que existe um peixe invisível?   Já imaginou ter um peixe invisível no aquário?

A resposta é SIM. Existe o peixe invisível, seu nome é Peixe Gelo ou científico Chaenocephalus aceratus. Controvérsia com Chionodraco rastrospinosus. Porém, dificilmente terá este peixe no aquário, visto que ele vive na Antártida, nos mares gelados, por volta de mil metros de profundidade, onde a temperatura fica bem abaixo de zero.

O sangue do peixe invisível é transparente por não ter hemoglobina, proteína que dá ao sangue sua cor vermelha. Essa proteína tem a função de transportar o oxigênio pelo organismo.

Mas como o Peixe Invisível consegue oxigenar o organismo? Cientistas acreditam que seu coração, quatro vezes maior, bombeia cinco vezes mais que um peixe comum, ocasionando assim um equilíbrio. Outra teoria é que ele consiga absorver o oxigênio através da sua pele sem escamas, visto que as águas polares são mais ricas em oxigênio.

Este intrigante peixe deixa mistérios que os cientistas terão que desvendar, e isto poderá levar anos de pesquisa. Sabe-se que uma equipe internacional de 22 cientistas publicou na revista Nature Ecology & Evolution um estudo ao qual se sequenciou o genoma do Peixe invisível.

Cientistas dizem que o Peixe Invisível ou Peixe Gelo perdeu os glóbulos vermelhos durante a evolução, que nos dias de hoje o oxigênio se dá à elevados fluídos corporais onde o transporte de oxigênio não se faz necessário. Que o peixe utiliza de plasma de sangue em vez de hemoglobina. Este incrível mecanismo de adaptação, que ultrapassou milhares de anos, chamou a atenção de cientistas e hoje é pesquisado para a cura de osteoporose e outras doenças.

O Peixe invisível ou Peixe Gelo, inclusive seus primos da família Channichthyidae, são os únicos vertebrados conhecidos que possuem estas características.

No processo evolutivo o Peixe invisível, por viver abaixo de zero graus, desenvolveu um coração grande, sistema vascular sofisticado, produção de anticogelantes para diminuir sua temperatura interna.

Peixe Invisível

Curiosidade: Em Tóquio, tem um casal deste peixe no aquário e já se conseguiu a reprodução. O Tokyo Sea Life Park é o único aquário no mundo que tem o Peixe invisível em cativeiro.

A falta de escamas, de hemoglobina e outras peculiaridades fazem deste peixe um mistério, e é alvo de pesquisas para os cientistas.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre Comida de Corais