Peixe Quatro Olhos
PEIXE QUATRO OLHOS
O nome científico do Peixe Quatro Olhos é Anableps anableps, também é popularmente conhecido como Tralhoto ou Tralhote.
Classe: Actinopterygii • Ordem: Cyprinodontiformes • Família: Anablepidae
O Peixe Quatro Olhos tem um nado muito rápido, vive em águas salobras como lagoas e mangues, e também em água doce, encontrado desde a Venezuela até o delta do Rio Amazonas, pode atingir seus 20 centímetros, é vivíparo e pode viver até seus 8 anos.
O Peixe Quatro Olhos pode permanecer no fundo da lama exposto ao ar durante a maré baixa, fica em margens rasas durante a maré baixa locomovendo-se para áreas inundadas quando a maré sobe.
Ele possui grandes olhos que se destacam da cabeça muito pequena.
É possível ter um Peixe Quatro Olhos no aquário, porém é necessário ter um aquário por volta de seus 200 litros para início, com uma camada de areia, troncos e raízes. Plantas de mangue serão o ideal. A iluminação deverá ser média, suficiente para formação de algas e microrganismos que servirão de alimento para o peixe.
Como o Quatro Olhos é um peixe de água salobra, então manter a salinidade em torno de 1005 a 1015, sempre simulando seu habitat natural. Na natureza as condições de salinidade são variáveis, então pode-se variar a salinidade em tempos. A temperatura ideal fica entre 24ºC a 28ºC e o PH entre 7.0 a 9.0. Sempre manter o aquário tampado, pois são ótimos saltadores e assustados. Na natureza eles saltam para pegar insetos terrestres.
É importante deixar bancos de areia ou troncos, pedras roliças para fora da água do aquário, isto fará com que este peixe saia da água para pegar comida ou descansar. Outro motivo para deixar o aquário sempre bem fechado.
Não é recomendado criá-lo com outras espécies, pois irá comer peixes menores. O ideal será criar um cardume de Peixe Quatro Olhos, uns 10 exemplares, são territorialistas e irão disputar por fêmeas.
A alimentação do Peixe Quatro Olhos no aquário deverá consistir em insetos, artêmias vivas, minhocas, dáfnias, bloodworms e até alimentos secos industrializados. Na natureza se alimenta de Caranguejos, pequenos peixes, insetos, algas, vermes, etc. O Peixe Quatro Olhos é carnívoro.
Eles sempre irão buscar a comida na superfície e não no fundo do aquário. Plantas de superfície é uma boa opção para se ter no aquário para o Peixe Quatro Olhos.
Reprodução: Após oito meses de idade já atingem a maturidade sexual. A fêmea é maior que o macho. Após a fertilização da fêmea a gestação irá por volta de 3 meses quando então cerca de 10 a 15 alevinos já irão nascer nadando com seus 7 centímetros.
Curiosidade: Apesar do nome este peixe não tem quatro olhos, e sim seus olhos são divididos horizontalmente com uma faixa de tecido. Leva a acreditar que esta adaptação foi uma evolução para ele poder explorar seu nicho ecológico entre o habitat aquático e terrestre. Ele pode ver acima e abaixo da água simultaneamente. A íris possui duas projeções, que dividem a pupila em duas, a superior que é adaptada à visão aérea, e a inferior, adaptada à visão aquática.
As demais condições para se ter o Peixe Quatro Olhos no aquário são as mesmas de outros aquários, tais como: Boa filtragem, TPAs regulares, Temperatura estável, inspeção dos parâmetros da água, etc.