PH GH e KH DO AQUÁRIO

PH GH e KH do aquário

PH GH KH do aquário


PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

PH GH e KH DO AQUÁRIO




O que é PH do aquário?

PH significa: Potencial hidrogeniônico (quantidade de prótons H+), é a medida que vai indicar se a água está neutra, acida ou alcalina.

A molécula de água H2O se dissocia em H+ e OH-, que reagem com outros componentes dissolvidos na água, podendo deixar H+ ou OH- em excesso na água. Quando o excesso é de H+ a água é ácida, quando é de OH- a água é alcalina, e quando as concentrações de OH- e de H+ estão em proporções iguais, temos uma água neutra. A escala usada para medir o PH é logarítmica e vai de 0 a 14, sendo 7 o valor da água neutra. Os valores inferiores a 7 são ácidos e os superiores alcalinos.

O PH é medido em escala logarítmica, o que significa que com a diminuição de 1 ponto no PH torna a água 10 vezes mais ácida. Ou seja, uma água com pH 3 é 10 vezes mais ácida que uma água de pH 4 e 100x mais ácida que uma água de pH 5, 1000 x mais ácida que uma água de PH 6 e 10.000 x mais ácida que uma água com PH 7. Sendo assim, percebe-se que uma pequena variação no valor do PH causa uma grande variação nas características químicas da água, que vai ser sentida pelos peixes do aquário. Por isso não devem ser feitas mudanças bruscas no valor do PH da água (com adição de produtos com essa finalidade). O ideal é não mudar o PH mais de 0.3 pontos por dia, para que os peixes tenham tempo de se adaptar as novas condições.

Todos os habitantes do aquário devem ser provenientes de ambientes com as mesmas condições de PH da água, sendo assim, todos os habitantes deverão ser ou de água ácida, neutra ou alcalina. Se a água do seu aquário for alcalina colocar peixes só de água alcalina, se for de água ácida, peixes de água ácida e assim por diante. Geralmente as lojas de aquariofilia já deixam os peixes classificados nestas categorias.

A manutenção do PH também depende do que chamamos de dureza de carbonatos ou Reserva Alcalina (RA). Tal reserva funciona como se fosse um “estoque” de hidroxilas que, serão usadas para consumir eventuais excessos de cátions H+ que sejam formados. Quanto maior for a reserva alcalina (KH), mais estável é o PH.

A forma mais comum de expressar a dureza é através de “graus de dureza” (dH – degrees hardness). Cada grau de dureza é equivalente a 10 mg de óxido de cálcio (CaO) por litro de água.

O que é água dura e água mole no aquário?

O GH (dureza geral) indica a quantidade de sais dissolvida na água, especialmente iões de Cálcio e Magnésio. Quando se diz que os peixes preferem água “mole” ou “dura”, isto é o GH (não o KH) que está sendo referido. Se a água é rica em sais diz-se que é água dura ou muito mineralizada. Se for pobre em sais diz-se que a mesma é mole ou pouco mineralizada.

Tabela de GH (dureza geral)

0 a 4 dH 0 a 70 ppm Muito mole
4 a 8 dH 70 a 140 ppm Mole
8 a 12 dH 140 a 210 ppm Levemente Dura
12 a 18 dH 210 a320 ppm Meio Dura
18 a 30 dH 320 a 530 ppm Muito Dura
Acima de 30 dh Acima de 530 ppm Muito dura, rocha líquida

Para se aumentar o GH usar rochas calcárias ou adicionar Carbonato de Cálcio, para diminuir usar água mole, que pode ser obtida através de um filtro de Osmose Reversa ou um Deonizador (filtro DI).

O que é GH no aquário?

A dureza total da água (GH) é a medida dos sais de cálcio e magnésio presentes na água e é expressa em termos de Graus de Dureza e sua relação com o PH é muito pequena.

Carbonatos de cálcio e magnésio tem pouca solubilidade e são dependentes de outros parâmetros da água, como o PH. Essa parcela instável da dureza da água é chamada de dureza de carbonatos (KH), pois os sais dissolvidos são o cálcio e o magnésio.

GH (dureza total) é igual à dureza permanente somada à dureza de carbonatos (KH).

GH, KH e dureza total são parâmetros significativos, pois duas amostras de água de idêntica GH podem possuir composição completamente diferente, que se torna claro quando se mede KH.

A forma mais comum de expressar a dureza é através de “graus de dureza” (dH – degrees hardness).

A dureza de carbonatos-KH é a responsável pelo “efeito tampão”, que é a capacidade de manter o PH estável. Quanto maior for o KH, mais resistente será para às alterações de PH.

O que é KH do aquário?

KH ou DH (grau alemão), que é a dureza carbonatada, mede a quantidade de carbonatos e bicarbonatos dissolvidos na água, expresso em partes por milhão (ppm) de carbonato de cálcio.

GH, que é a dureza total da água, mede a quantidade de sais minerais dissolvidos na água, principalmente cálcio e magnésio.

O KH é a dureza carbônica da água, ela é constituída pela quantidade dos carbonatos e bicarbonatos, principalmente de sais de cálcio e magnésio dissolvidos na água, que serve para manter o PH estável.

Podemos dizer que Dureza em Carbonatos ou Concentração de Carbonatos são sinônimos de Alcalinidade (ou Reserva Alcalina).

Se não tivermos a dureza (KH), o PH irá sempre baixar e, já tendo a dureza ideal irá manter o PH estável. A água dura tem uma capacidade grande de estabilidade, por isto, se o PH estiver muito alto será difícil abaixá-la.

Para se aumentar a KH, adiciona-se o bicarbonato de sódio, porem quando se pretende elevar a DH/GH e a KH, ao mesmo tempo, utiliza-se carbonato de cálcio/calcita ou de magnésio/dolomita.

Como baixar o KH ou GH?

Se sua água tem um KH e/ou GH elevado, sua água é dura ou calcária, e para se tornar água mole a fim de corrigir o PH vai precisar de um filtro DI ou de Osmose Reversa (RO).

Se você ficou meio perdido com as explicações acima, não se preocupe, tem várias páginas neste site que trata do assunto, então utilize a barra de pesquisa no site, tenho certeza que você encontrará sua resposta.
Caso você queira contribuir adicionando, excluindo ou retificando o texto acima descrito, bem como outras páginas, mande-me um email.

Vendo produtos de aquarismo no Mercado Livre: Comida de Corais