NEON – Peixe Tetra Neon

Neon

Neon



   
PESQUISE ABAIXO SE NÃO ENCONTROU:

PEIXE NEON



Nome Popular: Tetra Neon, Neon Verdadeiro, Tetra Cardinal, Tetra Neon, Neon, Cardinal
Nome Científico: Paracheirodon innesi
Classe: Actinopterygii
Ordem: Characiformes
Família: Characidae

Muitas vezes o Tetra-Neon é confundido com um dos seus parentes, o Tetra Cardinal, mas são apenas diferenças sutis. O Neon tem um corpo vermelho com faixas azuis e o Cardinal tem o vermelho para o meio do corpo.

O Tetra Neon verde ( P. simulans ) e o Tetra Neon preto ( Hyphessobrycon herbertaxelrodi ) são espécies distintas, o último pertence a um gênero diferente, e não variedades de cores. O Tetra cardinal ( P. axelrodi ) também é uma espécie semelhante, mas sua maior extensão de coloração vermelha o distingue do Tetra Neon. O nome Hyphessobrycon innesi é um sinônimo obsoleto para Paracheirodon innesi.

O Tetra Neon tem um fundo azul claro sobre um abdômen branco prateado, e uma faixa vermelha iridescente que começa no meio do corpo e se estende posteriormente até a base da nadadeira caudal. Os Tetras Neon são parcialmente transparentes (incluindo barbatanas). Durante a noite, o azul e o vermelho tornam-se cinza ou preto enquanto o peixe descansa.

Tetra Neons são lindíssimos peixinhos que parecem estar acesos no aquário, isto porque possuem uma faixa horizontal azul brilhante nos dois lados do corpo, além de uma faixa vermelha que vai da nadadeira anal até a cauda (mais comum), e podem viver até 8 anos no aquário, podendo chegar aos 3 centímetros.

Na verdade são peixes de cardume, então você precisa colocar no aquário vário deles, uns 10, mas não se preocupe são peixes fáceis de criar. Obviamente um aquário grande, pelo menos de 100 litros irão deixar os Neons mais felizes, com saúde, simulando um habitat natural. Vivem muito melhor num aquário plantado.

Como os Neons são originários do rio Amazonas, procure deixar o aquário mais próximo deste habitat possível, com várias plantas, troncos, raízes, esconderijos, etc.

O aquário deverá ter várias plantas, que também servirá para os alevinos se esconderem, haja visto que não gostam de iluminação forte. Recomendam-se também plantas de superfície para atenuar a iluminação, como: Lentilha d’água (Lemna minor); alface-d’água (Pistia stratiotes), aguapé. Plantas altas recomendadas são: Vallisneria, Cabomba, Rabo de Raposa entre outras. Musgo de Java também é uma ótima alternativa. Além de estas plantas servirem para os peixes também irão remover compostos nocivos da água, tais como Amônia e Nitrato.

Troncos para os Neons são praticamente essenciais, se possível troncos que soltem taninos, pois auxiliam para a reprodução.

Pode se ter Neons num aquário comunitário sem problemas, desde que este não possua peixes maiores e agressivos que poderão comê-los.

Qual o PH ideal para o Neon?

  • O PH ideal para os Neons deve ficar em torno de 6.0 a 6.8.

Uma areia de rio fina fará bem ao Neon, também fica muito bonito com Basalto, além de inibir a iluminação irá realçar a coloração do Neon, mas pode ser outra, desde que não tende a aumentar o PH, como a aragonita por exemplo.

Como o Neon não suporta Amônia e Nitratos é fundamental ter bons filtros no aquário bem como TPAs regulares e sifonagem do fundo. Por regra do aquarismo, este filtro deverá ter capacidade de filtrar a água umas 5 vezes por hora. O aquário deverá estar completamente ciclado. (pesquise por Ciclagem neste site). Irão se reproduzir num aquário já com meses de montado e habitado, que esteja totalmente ciclado, maturado.

Qual é a temperatura ideal para o Neon?

  • O Neon é um peixe tropical, isto significa que você deverá manter a água numa temperatura entre 24 a 27 graus. Um termostato fará este trabalho.

A temperatura é um fator muito importante para os Neons, deverá ser constante, sem oscilações bruscas, caso contrário poderão ficar doentes, com Ictio, doença em que o peixe fica cheio de bolinhas brancas. Se pegarem Ictio o jeito é aumentar a temperatura para 30 graus até se curarem. Importante: Não utilize medicamentos contra Ictio para os Neons, eles são sensíveis a isto e poderão morrer facilmente.

Os Neons são onívoros, isto quer dizer que comem tanto matéria animal como vegetal, existem boas rações específicas para o Neon no mercado. Alimentá-los 3 vezes ao dia, mas cuidado com excessos, a comida deverá ser consumida em 1 minuto no máximo por aplicação.

Se você tiver vários Neons no aquário notará que o macho é um pouco menor que a fêmea, tem coloração mais forte e o ventre é reto, enquanto a fêmea tem o ventre roliço.

Neons são ovíparos, atingem a maturidade sexual por volta de 9 meses. A fêmea libera cerca de 500 ovos na água e o macho fertiliza-os. Estes ovos irão afundar ou se fixarem nas plantas do aquário. Os ovos eclodem após algumas horas quando a temperatura da água estiver em torno de 30 graus. Após 3 dias os alevinos já começam a nadar. Verifique os filtros para não sugarem os filhotes (coloque Perlon). Mantenha a iluminação baixa, pois os ovos e os alevinos são sensíveis à luz.

Você terá que separar os pais e outros peixes para que estes não comam os alevinos. A alimentação dos alevinos pode ser com infusórios, náuplios de artêmias, microvermes, etc. Se o aquário já estiver funcionando há muito tempo encontrarão microvermes na água. Assim que crescerem já irão pegar a comida dos adultos, mas é bom moer bem fininho antes de oferecer.

O Paracheirodon Innesi ou Neon nasce dos afluentes do Rio Amazonas e vive nas águas do Brasil, Colômbia e Peru. Originalmente importado da América do Sul, sua popularidade levou a um próspero comércio de reprodução em cativeiro em Hong Kong, Cingapura e Tailândia. Mais de um milhão e meio de Neons são importados para a Europa todos os meses. Menos de 5% dos Neons vendidos agora são espécimes selvagens capturados na América do Sul, são grandes criadouros que fornecem os Neons para continuidade do hobby.

Curiosidades: O Tetra Neon , pode ser encontrado em todas as lojas de aquários do mundo. Praticamente faz quase 100 anos que este peixe é comercializado.

A faixa azul brilhante do Neon é usada para inibir predadores, segundo estudo. Como os Neons vivem em cardume, dará a impressão para o predador de que se trata de um peixe grande. Eles também têm a capacidade de mudar a cor da faixa. Este mistério foi desvendado por pesquisadores da Universidade de Osaka (Japão). As listas mudam de cor porque o peixe tem dentro de si pequenas placas que funcionam como persianas de janela: quando elas se movem, muda a maneira como refletem a luz.

As mudanças de cor da luz refletida resultam de mudanças no espaçamento das placas que são causadas pela ação direta da luz na pele, e também pela excitação emocional.
Já se sabia que a habilidade do tetra Neon de mudar de cor estava ligada a placas localizadas dentro de células que recobrem a superfície das listras abdominais do peixe. Mas até agora não se sabia como a mudança de cor ocorria.

Vendo alguns produtos para aquarismo Comida de Corais